- - - - - - - - - -
Morre aos 88 anos o artista espanhol Antoni Tàpies
Em: 06/02/2012
Por: Folha Ilustrada
O pintor e escultor catalão Antoni Tàpies morreu segunda-feira, dia 06/02/12, aos 88 anos, em Barcelona, na Espanha. A informação é do jornal "El País".
Um dos principais representantes da arte abstrata do pós-guerra, o artista é nomeado marquês de Tàpies em 2010 por sua contribuição às artes plásticas. O artista possui uma fundação em sua cidade natal, Fundació Antonie Tàpies, onde expõe boa parte da evolução de sua obra.
Nasce em Barcelona, em 1923, em uma família burguesa e culta. Abandona os estudos de direito para se dedicar ao desenho e à pintura. Durante a Guerra Civil espanhola, trabalha no governo da Catalunha, onde seu pai era advogado.
A partir de 1948, o artista une-se à revista de vanguarda "Dau El Set", com outros artistas como Joan Brossa, Joan Ponç, Modest Cuixart, Joan Josep Tharrats, Arnau Puig e Juan Eduardo Cirlot.
Em 1956, quando consegue uma bolsa para estudar em Paris, faz sua primeira exposição individual na capital francesa e se relaciona com Picasso. Naquele mesmo ano, ganha um prêmio na 3ª Bienal de Hispanoamérica, e é apresentado a Salvador Dalí em Estocolmo, na Suécia - ali, expõe ao lado de Tharrats.
Entre suas obras destacam-se "Manchas Vermelhas", "Grande Pintura Pinzenta", "Corpo de Matéria e Manchas de Cor Laranja" e "Peça de Roupa".
Também realiza numerosas peças de cerâmicas, tapeçarias, esculturas e mosaicos, além do cartaz em homenagem ao centenário do time de futebol do Barcelona em 1999. O catalão ainda ilustra várias publicações e é autor de livros de arte.
Além do marquesado que o Rei Juan Carlos lhe concedeu em abril de 2010, Tàpies é reconhecido pela Academia de Belas Artes de Berlim e pela Kunstlerhaus de Viena, a fundação de arte mais antiga da Europa. Também recebe os prêmios da Unesco e o Príncipe de Astúrias das Artes.
Casado com Teresa Barba Fábregas, Tàpies era pai de três filhos, Antoni, Clara e Miquel.
![]() |
Obra de 1978 |
![]() |
"Sabata" - 1995 |
![]() |
Fundação Antonie Tàpies em Barcelona |
2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:
Já disse que queria muito mesmo entender de arte. É um dos meus projetos para a próxima encarnação.
Rsrsrsr!
A arte não se entende, se sente. E com a mente despida totalmente de conceitos pré concebidos.
Aí fica muito simples!
Bjs!
Postar um comentário