quinta-feira, 31 de maio de 2007

renascimento vs barroco




Essa semana na faculdade estamos diferenciando o Renascimento do Barroco...
À primeira vista parecem exatamente iguais, mas qdo começamos a estudar os detalhes, já posso dizer q prefiro o Barroco, sem dúvida! Ele é mais despojado, mais livre daquele rigor do Renascimento, que exibe linhas retas, maior estabilidade nos planos.
O Renascimento mostra eixos estáveis e claros, os elementos são independentes, ou seja, você pode retirar qquer elemento q o quadro continua a falar por sí só, inclusive o elemento isolado. Prevalece a razão e perfeição da beleza humana.
Já o Barroco exibe uma preferência pela cor, há grande profundidade, impressão de movimento e diagonalidade. As formas no Barroco são sempre atectônicas (abertas) - são instáveis e sem aprisionamento de movimento, o cenário continua além das molduras. Prevalece o drama, as emoções. Uma coisa interessante de se perceber no Barroco é o fundo sempre escuro, com luzes que entram na cena como um foco de luz que ilumina apenas o ponto principal, deixando de lado o restante (técnica do chiaro-escuro).

Para perceber esssa sutilezas, basta ver qquer quadro do Caravaggio, um mestre barroco da luz e sombra. Temos outros grandes mestres da pintura como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Boticcelli no Renascimento; e no Barroco Rembrandt, Rubens, El Greco, Tintoretto entre outros.

(clique na imagem para vê-la ampliada)



((d-.-b)) listen ................................ pink floyd // confortably numb

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis