E o Impressionismo é assim mesmo: ele quebra o realismo e a dramaticidade que o Barroco instaura até então. Os pintores Impressionistas buscavam a luz, indo contra a obscuridade predominante no Barroco. O Impressionismo foi o movimento artístico que mais revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
A grande sacada acontece nas cores e nas tonalidades que não são obtidas pela mistura de tintas na paleta do pintor. Pelo contrário! Elas devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É isso que torna os quadros impressionistas tão diferentes e ousados. Somos nós que, ao admirar a pintura, combinamos as cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa de ser técnica para ser óptica! Interessante, não?!
Na verdade tudo começa em 1874 no estúdio do fotógrafo Nadar, em Paris, onde foi organizada uma exposição de pintores jovens que estavam insatisfeitos com o clima restrito e acadêmico da pintura oficial. Então, prepararam um catálogo dessa exposição com uma tela de Monet com o nome "Impressão: Nascer do Sol". Aí, no dia seguinte, um crítico do Jornal Charivari fala ironicamente do acontecimento, tachando-o de "exposição dos impressionistas". Nascia, assim, uma denominação que se tornaria famosa no mundo todo: O IMPRESSIONISMO.
Apesar de combatida pela crítica e pelo público da época, que considerava os impressionistas ignorantes das regras tradicionais da pintura, hoje é reconhecida como a mais bela e a mais iluminada experiência da arte.
Os grandes mestres do Impressionismo foram:
- Paul Cézanne // Um cara que se preocupava com o estudo dos volumes e das formas puras. Mostrava o objeto de vários ângulos ao mesmo tempo. Doidera. Mas com essa "doidera" acabou abrindo as portas para outras mentes audaciosas... Pablo Picasso... Matisse...
- Claude Monet // Esse sempre procurou retratar a impressão da luz, tentando capturar o "piscar" daquele momento único. Sempre perseguiu esse desejo. No enterro do velho impresssionista, uma bandeira negra recobria o seu caixão, mas foi logo retirada por um amigo do pintor que a substituiu por uma cortina florida e dizia: “Nada de preto para Monet!”.
- Pierre-Auguste Renoir // Junto com Monet, amigo pessoal, formou o núcleo do grupo impressionista. Renoir queria retratar o belo e aquilo que o deixava radiante. Sua amizade com Monet o levou a pintar paisagens, mas nunca abandonou sua dedicação à leveza da figura humana. E é nisto que Renoir destaca com relação aos outros impressionistas. Sofria de artrite, mas ainda assim não deixou nunca a arte de lado. Chegou a amarrar pincéis na mão e produziu cerca de 6 mil obras!
- Edouard Manet // Embora reconhecido por vários historiadores como o Pai do Impressionismo, Manet sempre rejeitou tal associação. Tanto que recusou participar de uma exposição organizada pelos impressionistas, em 1874, ano da eclosão do movimento. Foi um transgressor! E sua revolução começou ao redefinir a posição do artista diante da tela: lançar um novo olhar sobre a realidade. Afastou-se da corrente seguida por Monet e Renoir ao recorrer às referências do passado para construir sua obra. Enquanto os impressionistas se preocupavam com manchas e reflexos (e sobretudo com as sombras que para o grupo eram luminosas e coloridas) Manet elegia o preto como a cor vital de sua pintura!
4 CLIQUE AQUI E COMENTE!:
CARACA!!!!!!
Que aula!!
Vou mandar o Lincoln aqui. Tenho certeza que ele vai gostar disso.
intiresno muito, obrigado
gostei de seu jeito de falar sobre o impressionismo. busquei aquela figura e me deparei com seu belo e claro texto. o incrível é que um dos melhores como Paul Cezanne, foi rejeitado pelos mais importantes pintores de Paris, pela crítica e pelo próprio público. Esse desprezo o fez isolar-se em Aix, pricipalmente após a morte de seus pais.
Joelma Marques.
É verdade Joelma!
uma pena não é mesmo!?
Obrigada pela visita!!!
Cintia
Postar um comentário