quarta-feira, 28 de novembro de 2007

exposição internacional

Free Beer
---------------------------------
Superflex
na Galeria Vermelho, em SP


O grupo dinamarquês Superflex traz a São Paulo sua "cerveja de código aberto". A idéia surgiu em 2004, em uma parceria com estudantes da Universidade de Copenhague. A frase que inspirou a obra foi “free as in free speech, not as in free beer” - algo como "livre como um discurso livre, e não como uma cerveja livre". A frase foi dita por Richard Stallman, considerado o guru do software livre. "Buscamos transferir os princípios do software livre para algo físico, e a cerveja se tornou um bom exemplo", conta Nielsen. "Por isso, a Free Beer tem sido comparada ao Linux [sistema operacional gratuito] e à Wikipedia", diz o artista.
O mais bacana disso tudo é que a gente ainda pode entrar no site deles e pegar a receita para produzir a Free Beer! Isso sim é liberdade! Tem também a logomarca da cerveja, de forma gratuita. Já há Free Beer sendo produzida na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Dinamarca e até na República Tcheca!



Eu conheci esses caras no ano passado, na 27ª Bienal de Arte de SP enquanto pesquisava os artistas e as obras que estariam presentes. Mas o trabalho deles, Guaraná Power, foi censurado pela presidência da instituição, que afirmou que não se tratava de uma obra de arte ( ! ). Porém, apesar do veto, o Guaraná Power, feito em colaboração com a Cooperativa de Agricultores da Região de Maués, na Amazônia, chegou a ser distribuído em museus e na própria Vermelho, durante a Bienal. Eu não consegui ver... uma pena.


Detalhe do "kit Free Beer"




Quando:
  • Abertura hoje, às 20h
  • De ter a sex, das 10 às 19h e aos sáb, das 11 às 17h.
  • De 28/11 até 22/12
Onde:
  • Galeria Vermelho (r. Minas Gerais, 350, tel. 3257-2033)
Quanto:
  • Entrada franca





>>> listening .......... queen//i want to break free

2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Dani disse...

Hum delicia em..... Lindinha se der passo lá comprar um kit e ai te espero para uma visita e para fazermos uma beer emmm... Adoro suas dicas muitos beijos DAni...

Giovana disse...

Mundo pós-moderno...

ShareThis