quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Demorou, e quando comecei a sentir o gostinho bom de ir pra casa logo depois do trabalho acabou. Minhas aulas recomeçaram e com elas a volta à correria com trabalhos, provas e apresentações. Sem contar que agora temos o tão temido estágio! Estou louca pra ver como vou me sair nessa nova - e última - etapa.

Ontem até que foi interessante. Tivemos nossa primeira aula de "Gravura", com a maravilhosa Jane Chiesse, que nos acompanhou até aqui com as deliciosas aulas de História da Arte.
A Gravura é uma arte milenar que começou na China, em meados do séc. I - d.C., que é a arte de converter (e/ou a transformação em si) uma superfície plana em uma matriz, que torna o ponto inicial para a reprodução dessa imagem inúmeras vezes.
Graças às gravuras, pôde-se criar os primeiros livros produzidos em grande escala!

Existem basicamente três tipos de Gravuras:
- Xilogravura: sobre madeira
Escava-se a maderia e depois imprime-se no papel.

- Calcogravura: sobre metal
É feita em chapas de metal usando técnicas como Água Forte, Água Tinta e Ponta Seca.

- Litogravura: sobre pedra
É usa-se um lápies especial com grafite "gorduroso" que marca a pedra e em seguida passa-se a imagem para o papel. Atualmente é chamada de Litografia, uma vez que não se grava sobre a pedra, mas grafa-se.

Existe um outro tipo, não muito usado, que é a Linóleogravura. Essa gravura é feita sobre uma supérfície chamada "linóleo" que hoje em dia é bem difícil de se encontrar. Trata-se de um tecido tratado com uma seiva de árvore que dá ao tecido um especto plastificado.

Com o decorrer das aulas, vou postar fotos dos meus trabalhos!




>>> listening .......... alanis morissette//ironic (acoustic)

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Dani disse...

Oie saudade mulher...
E ai como vc está ? Pelo post já está voltando a correria e a labuta né... Então o recado no meu blog era pra vc sim no final acabei com 2 convites do show sobrando pq não tinha ninguem pra ir e na hora nem lembrei de vendelos ou dar pra alguem, mas deixa para uma proxima bom voltar ao seu cantinho bom começo de ano letivo hehe e boa semana linda beijão DAni...

ShareThis