segunda-feira, 17 de março de 2008

Semiótica



Nossa, já estava com saudade de atualizar meu blog! Tem muitas coisas legais acontecendo e minhas aulas agora estão à todo vapor.
Estou começando a estudar Semiótica. Gente... confesso que no começo confesso pensei que fosse odiar. Uma matéria com um nome desses, só pode ser chata. Mas tive uma grata surpresa quando comecei a entrar no universo dos semioticistas (assim são chamados os estudiosos em semiótica) e me deparar com uma infinita - infinita mesmo! - gama de possibilidades que se desdobram diante dos olhos quando são desmembrados os símbolos contidos nos mais diversos momentos de nossa vida. E isso é Semiótica!
Resumindo, Semiótica é a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos cotidianos, e não-cotidianos, como se fossem sistemas sígnicos, ou seja, sistemas de significação. Estuda os modos como o homem significa o que o rodeia.
Ela pode ser aplicada em qualquer tema, uma vez que analisa os símbolos como um todo, sem delimitar uma área. Esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico - seja em artes visuais, em música, matemática, fotografia, religião, medicina, culinária etc.
Essa é a grande mágica da coisa, vc poder aplicar o que aprendeu na sala de aula o tempo inteiro. Por exemplo: estou aqui escrevendo no meu blog. Por trás dessas palavras e letras misturadas existem milhares de significados. Mas como? Quando eu escrevo a palavra BLOG o que vem à sua mente? Internet, comunicação, nova tendência mundial. Isso é Semiótica. Porque a partir daí, você começa a desdobrar cada vez mais os símbolos contidos dentro dessa palavra e isso se eleva cada vez mais. É quase como uma leitura fora do livro!
Estou lendo um livro muito interessante sobre o assunto, de uma das melhores e mais conceituadas autoras sobre o assunto: Lúcia Santaella. O livro "O que é Semiótica" [Primeiros Passos, São Paulo: Brasiliense, 1983, 13ª edição em 1994, seguida de 21 reimpressões], é uma abordagem leve e esclarecedora para quem se interessa por esse caminho sinuoso e delicioso que é a Semiótica!




>>>listening .......... barão vermelho//tua canção - acústico

4 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

david santos disse...

Excelente postagem, Parabéns.


O mundo está em guerra contra a pedofilia.

Dani disse...

Oi sibucs...
Adorei o post vou tentar ler o livro valeu pela dica isso que escrevo pra ti pode ter milhares de significados , diferentes interpretações ??!! Beijos e não some Dani Boa semana

Dani disse...

Oi Linda saudades suas tudo bem?? Não some em beijinhos DAni

Giovana disse...

Li essa junto com o Lincoln e adoramos. Confesso que já tentei ler sobre Semiótica, mas fiquei meio cansada. Parabéns por conseguir.

ShareThis