domingo, 27 de abril de 2008

Folha Online - Ilustrada - Genialidade de Lygia Clark está em sua delicadeza, diz artista - 25/04/2008


"Ela foi expoente de um movimento,
mas tinha algo de mais humano,
de mais ligado à alma."

[Elisa Bracher]



Eu tive a honra de visitar uma exposição da Lygia (a chamo assim mesmo: Lygia, com essa intimidade toda, pois essa grande artista já faz parte do nosso cotidiano estudantil na faculdade de Artes Visuais) na Pinacoteca de São Paulo, em março de 2006. Até hoje me lembro dos famosos Bichos, série de esculturas móveis feitas em metal onde os visitantes podem por as mãos e colocá-los em posições diferentes, e das telas com desenhos geométricos em perfeita simetria, com aquela harmonia cromática.
Eu ia buscar algumas imagens das obras da Lygia na internet para mostrar aqui, porém me lembrei das minhas fotos (minhas! rsrsrs!) feiras durante essa visita - num raro momento onde se pode fotografar uma exposição. Aliás, nas exposições da Lygia acontece uma coisa muito legal: ao invés de vermos sempre aquelas plaquinhas chatas que nos proíbem colocar as mãos e tirar fotos, lá tem plaquinhas assim: "favor mexer" levando o visitante a uma fruição muito maior do que a simples contemplação!


Uma versão dos Bichos, mas em borracha.
Vc pode colocar como quiser.


Os Bichos! Reparem nas articulações: elas fazem com
que as placas se movam para que assim possam ser
colocadas em posições variadas, é bem divertido!


Favor mexer!





>>> listening .......... candy shop//madonna [clique e baixe!]

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Dani disse...

Adorei, gosto muito desse cantinho porque a gente acaba aprendendo sempre!!! Uma boa terça e um feriado excelente!! BJo Dani

ShareThis