sexta-feira, 16 de maio de 2008

Faculdade...

Falta pouco mais de sete meses para terminar a faculdade. Três anos de correrias, trabalhos, projetos, estudos aprofundados em teorias sobre desenho, cor, equilíbrio, artistas, técnicas, épocas e acontecimentos históricos. Pouco tempo pra digerir tanta informação. E muito tempo para ter que "aturar" tanta gente. É isso mesmo... aturar! É isso o que está acontecendo e hoje descobri, num relato real de um professor, que é um traço característico desse curso. Quando estamos chegando na reta final, as pessoas se transformam. Passam a suportar umas às outras até chegar num ponto tal que começam as formações das "panelinhas" e algumas discussões entre alunos e até mesmo discussões nas próprias panelinhas. Confesso que estou exausta e não vejo a hora disso acabar logo. É estranho, pois no começo é aquela empolgação: trabalhos maravilhosos, todos juntos engajados em projetos e aplicações dos estudos realizados nas aulas. E com o passar do tempo você vai enxergando a amargura no semblante dos colegas, alguns chegam a surtar e saem ofendendo os outros. Começam as fofocas e os "disse-me-disse". Por que fulano fez isso ou aquilo, ou disse isso ou aquilo. Ou até mesmo não disse ou não fez. Grupos sendo desfeitos, quem reclamava de x agora está ao lado do x e vice-versa. O que eu acho mais engraçado nessa história toda é o próprio professor comentar isso na sala diante da gente. Que essa situação caótica pra onde nos encaminhamos, o fim do túnel, onde temos que nos espremer senão não cabe todo mundo (mas é lógico que cabe, gente! Há espaço para todos!) é um traço comum nesse curso e está se tornando mais marcante a cada ano. Quando chegamos no 5º período começam as brigas, separações e competições por notas mais altas, mais atenção de determinados professores e etc. No entanto, o professor foi muito feliz com a colocação por nos alertar que não podemos deixar isso acontecer, que é necessário reverter essa situação pois nos tornaremos futuros arte-educadores e é importante saber lidar com esse tipo de competição e inter-grupos diariamente nas salas de aula. E eu concordo plenamente com isso. Pena que precisei sair uns minutos antes do fim da aula, mas queria ter ficado para ver o desfecho da história.
Sinceramente, com tantas briguinhas e dissabores parece que estou voltando ao segundo grau (na minha época era assim que chamava: segundo grau, j
á mudou tanto, ne?). Às vezes penso se tomei o caminho certo... Eu não me enquadro nessas situações e num determinado dia tive que me impor com uma colega e estou me sentindo mal até hoje com a situação. Cheguei a levatar a voz. O motivo nem coloco aqui pois não vale mesmo a pena. Esse realmente não é o meu perfil. Credo. Isso não combina mesmo com meu jeito. E o pior é que todo mundo fica comentando depois... eu me calo. Nesse ponto prefiro copiar atitudes de Jesus: "dar a outra face".
Enfim, vamos indo... espero que eu consiga levar até o fim para dizer que alcancei a vitória...






>> listening .......... tears in heaven//eric clapton_unplugged

ShareThis