quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mundo de Plástico

Acho que nunca mencionei por aqui minha aversão ao plástico e confesso que tento me livrar dele mas não consigo. Estou rodeada dessa substância faz mal ao meio-ambiente e a nós mesmos, mas ao mesmo tempo nos é tão útil. Um exemplo bobo, lembrando minha postagem anterior sobre o show da Madonna: se não fosse a capa de chuva DE PLÁSTICO nós estaríamos submersos com tanta chuva!
Essa semana recebi um email de uma amiga com um comunicado da Unimed falando sobre o perigo de recipientes de plástico onde colocamos nossas comidinhas e bebidas. Comentando com outra amiga, Giovana, sobre o assunto ela me disse que trocou todos os recipientes de água da geladeira dela por outros de vidro - por recomendação médica.
Como sou interessada no assunto, fui atrás para encontrar mais informações. E encontrei! Quem se preocupa com a saúde deveria se interar desse assunto também. Está lá na página da Unimed Itajubá aqui.
O texto fala assim:

"Dioxina Carcinogênica causa especialmente câncer da mama. Não congele a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, pois isso provoca a liberação de dioxina do plástico. Edward Fujimoto, médico do Castle Hospital, foi entrevistado por um Programa de TV, explicando este alerta de saúde. Ele é o gerente do Programa Bem Estar, Programa de Promoção de Saúde do Hospital. Ele falou sobre a Dioxina e seu risco de saúde para nós. Ele mencionou que não devemos esquentar alimentos em vasilhames de plástico no forno de microondas. Isto é aplicável para alimentos que contém gordura. Ele mencionou que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, liberam a dioxina no alimento e, por fim, vai parar nas células do nosso corpo.

Dioxinas são carcinógenos altamente tóxicos

Ele recomenda o uso de refratário de vidro, pirex ou porcelana para aquecer alimentos. Você tem o mesmo resultado... sem as dioxinas. Sopas Lámen que adicionam água quente no invólucro de isopor, ou qualquer tipo de comida semi-pronta/congelada com invólucro de plástico, próprio para ir ao forno ou microondas, deveriam ser retiradas para outro tipo de vasilhame mencionado acima e aquecidas. Invólucro de papel não é ruim, mas não sabemos o que o papel pode conter, então, seria mais seguro utilizar refratário de vidro, pirex ou porcelana. Vocês devem se lembrar quando alguns restaurantes fast-food Mac Donalds, trocaram o invólucro de isopor pelo de papel.

O problema da Dioxina seria um dos motivos. Para acrescentar, filme-plástico (saran wrap) utilizado para proteger e cobrir alimentos, quando aquecidos, podem, na verdade, respingar toxina venenosa (contida no plástico) no alimento a ser esquentado junto com o vapor condensado!!!

Use papel toalha, é mais seguro. Passe esta informação para os seus amigos e parentes.

4 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Kérow More Ice disse...

Gente, eu achava que era lenda urbana!

Cessel disse...

As guerras e o plástico ainda serão a ruina desse planeta!

Fozzy! disse...

Mais uma lenda urbana... e vc postou isso no seu blog...

leia esses textos e se informe:

em inglês, texto completo:
http://www.truthorfiction.com/rumors/d/dioxins.htm

versão em português, o site é antigo porque essa mensagem é antiga:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/94_dioxina_microondas.htm

cintia sibucs disse...

genteeeeeeee!
será mesmo???
de qquer forma eu deixei esse comentário aí pra quem quiser tirar suas próprias conclusões...

ShareThis