quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tem Brasileiros no Louvre


Fundado em 1861, há 147 anos o salão expõe peças de arte com caráter liberal reunindo obras de novos e consagrados artistas de todo o mundo. Dentro deste conceito, Bia Duarte, diretora executiva de projetos especiais da B Licenças Poéticas, reuniu um grupo expressivo de artistas plásticos brasileiros para participar do evento. A exposição acontece entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2008, em Paris no Salon Nationale Des Beaux-Arts 2008, considerado um dos mais significativos do mundo no segmento de arte (comparada à Bienal de Veneza, porém com a tradição e a importância de estar em um local de maior relevância: o matavilhoso Museu do Louvre).
Cuidadosamente selecionados dentre aqueles cuja produção marca e representa as significativas diversidades de produção da arte no cenário artístico brasileiro, contemplando um mix de técnicas e linguagens que ora se aproximam ou ora se opõem, nomes como Carlos Araújo, Francisco Brennand, Gregório Gruber, Margot Monteiro e "Os Gêmeos" fazem parte do grupo aprovado pelo SNBA. "Esta mostra é de grande importância para o nosso país, pois é mais um meio para divulgarmos a arte criada e produzida aqui, mostrando ao mundo que temos um modo único para expressarmos nossa inventividade", conta Bia também pré-curadora dos expositores brasileiros.
As obras brasileiras serão expostas em dezembro, disponíveis para apreciação de especialistas e interessados em arte que passarem pelo Salon Nationale Des Beaux-Arts 2008. O grupo brasileiro se completa com as presenças de Paulo Van Poser, Romero Britto (ai... vc??? jura???), Eduardo Ventura (esse é de Barra do Piraí!), Alessandro Jordão e Kiko Sobrino, Patrícia Cooke e Christina Oiticica. Entre os brasileiros um artista plástico espanhol também terá seu espaço. Convidado especial, David Dalmau artista plástico, fotógrafo e cenógrafo visitou o Brasil na década de 90, quando foi curador assistente, da 21ª Bienal Internacional de São Paulo e se apaixonou pelo país. Essa experiência representou um estímulo adicional para que este artista, sempre em busca do novo, decidisse residir no Brasil abrindo seu ateliê e galeria de arte na capital paulista.
Sem dúvida, entre todas as participações brasileiras no Salão Nacional de Belas Artes, esta é a primeira vez que um grupo tão heterogêneo se apresenta de forma tão bem articulada. "É uma oportunidade única de divulgar a arte de nossos pintores e escultores dentro de um dos mais conceituados museus, além de solidificar as relações culturais com um dos maiores mercados consumidores de artes plásticas do mundo, o mercado europeu", completa Bia Duarte.



"A Leitura" - Eduardo Ventura, 080x160cm, Almacén Galeria/RJ.

Muito prazeiroso ver Eduardo Ventura nessa lista. Ele é um batalhador aqui da região sul fluminense, nascido em Barra do Piraí e cresceu em Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro. Atualmente vive e trabalha em Niterói com um trabalho muito interessante com mais de 20 anos de estrada e prefere ser chamado de "pintor" - porque pra ele não basta ser artista. E não se importa de muitas vezes ser entendido como um “pintor de paredes”, quando assim se intitula ao responder com bastante humor e uma certa dose de insegurança, a insistente pergunta “com o quê” trabalha profissionalmente. A palavra artista daria uma vaga idéia de sua opção pela linguagem plástica, a pintura propriamente dita. 
Para saber mais sobre Eduardo, clique aqui!

4 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Anônimo disse...

Fantastique as novas pirâmides do Louvre!!! Concordo com voce em relação ao Romero Brito, que a meu ver não passa de um oportunista. Porém é assim que se move a roda da fortuna.
C'est la Vie! como dizem os franceses.
Um grande abraço
William.

Patricia d'Utra disse...

Obrigada Cintia pelo interesse nas artes! Vc sabe que nosso caminho não é fácil..... A exposição foi maravilhosa, representar o Brasil é incrível!!!!
um beijo com carinho para você, sorte para nós, Patricia Cooke

CS Empreendimentos Digitais disse...

Patricia, obrigada pela sua visita aqui!
Parabéns pela participação! Uma pena vc não ter deixado um link para seu site ou email para eu poder agradecer mais de perto.
Sorte pra gente sempre!

Patricia d'Utra disse...

ops...desculpe...aqui vai...meu site, ainda "em obras"ha ha ha www.patriciacooke.com (br tbm serve) e-mail: patcooke@uol.com.br
beijos! essa semana acho q consigo dar um jeito no meu site!!!

ShareThis