sábado, 3 de janeiro de 2009

De Férias


Agora é oficial! 15 dias de férias para acalmar seu estresse de três anos trabalhando sem parar e sem férias, nossa, que loucura, heim?!
Mas não posso deixar de registrar aqui os ocorridos no mundo das artes nesses últimos dias.

Começo citando o roubo das obras de Picasso, Matisse e Braque em Berlim. Foram ilustrações raras de Picasso e Matisse e cerca de 30 obras (ooooh!) roubadas de uma galeria de Berlim no feriado de ano novo, confome informou a polícia alemã na sexta-feira (2). Dizem que o roubo pode ter acontecido entre o final da tarde da última quarta-feira (1º) e a manhã de quinta (2), da galeria particular localizada na região central de Berlim.
Entre as gravuras, pinturas e esculturas roubadas estão “Profil au fond noir” (perfil em fundo negro), obra de Picasso datada de 1947, “Nude in a rocking chair” (nu na cadeira de balanço), de autoria de Henri Matisse, de 1913, e “Le Boupeut”, ilustração de Georges Braque, feita em 1962.
Segundo a polícia, o roubo foi feito por dois ou mais ladrões, que conseguiram arrombar uma das portas da galeria.


Outro grande momento é num dos mais prestigiados museus de arte contemporânea do mundo, a Tate Modern, de Londres, que reverencia a obra do artista plástico carioca Cildo Meireles.
Arte para admirar e também interagir! O público como ator principal. O artista como coadjuvante. Isso é Arte Conceitual, genuinamente brasileira que ocupa uma área igual a meio campo de futebol. Em plena Tate Modern, de Londres, um dos principais templos da arte no mundo.
Filosófico, politizado, sedutor, intrigante. Esses são alguns dos adjetivos que a imprensa britânica tem usado pra rasgar elogios a Cildo Meireles, um artista brasileiro, que faz arte sobre temas e circunstâncias do Brasil, mas que consegue sem nenhum esforço se comunicar com o público de todo o planeta falando da realidade atual.
Em seu ateliê, no Rio de Janeiro, Cildo parece alheio à fama e à glória conquistadas nas galerias mundo à fora. Lá, ele prefere manter a simplicidade.
Mas por que no Brasil a arte não ganha tanto espaço, não desperta tamanho interesse?
Ele responde:
"Eu atribuo isso ao fato mesmo da colonização. Quer dizer, Portugal não é uma cultura voltada para as artes plásticas. As artes plásticas em Portugal é, relativamente recente. Ao passo que a Espanha tem uma cultura plástica riquíssima. Você pega El Greco, Goya, que foi o primeiro artista que eu conheci e gostei, que eu ganhei um álbum do meu pai e ganhei a obra gráfica dele", diz Cildo.

Em Londres, Cildo é star, estrela. Quinhentas pessoas, em média, visitam e se divertem com sua arte que toca nos corações e nas mentes do público e também é feita pra ser tocada.
Especialista em perspectivas, Cildo envolve os visitantes. Arte grande, arte minúscula, arte sem tamanho. O dinheiro como forma de expressão ideológica e política. O dinheiro sem valor algum. Vidro quebrado, chão inconsistente, labirintos sem fim. Uma Torre de Babel, feita com 800 rádios ligados, cada um numa estação. Uma representação do poder espiritual e do poder material.
O divino feito de ossos, a terra inundada por um mar de moedas e a coluna de hóstias ligando as duas extremidades (obra "Missão Missões").
"Houve um momento mesmo que o dinheiro era o material mais barato que se encontrava no Brasil para trabalhar. Para você ter uma idéia, quando eu fiz o "Missão: Missões", que tinha 600 mil moedas de um centavo, para ter essa moedas foi preciso trocar uma nota de cinco dólares americanos", conta Cildo.

Mas por que nem sempre o público entende a arte conceitual?
"Por uma espécie de uma ansiedade, uma angústia, uma curiosidade metafísica, eles ficam querendo saber qual a mensagem por trás daquilo. Por outro lado, se você der uma coisa totalmente abstrata, eles querem a explicação daquilo. Parte do público não entende mesmo porque não tem informações para isso. Pressupõe uma informação mínima sobre a história da arte, pelo menos a mais recente e isso não acontece", explica Cildo.
Conceito, percepções, obra feita para ser vivida mesmo que nem sempre compreendida...

(Por Marcos Losekann - Londres)



>>>listening .......... circle of life//elton john

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Anônimo disse...

Sibucs,realmente eu te adoro e adoro essas postagens q vc coloca em seu blog...essa do Cildo eu realmente ameiiiii...embora ja havia vista uma reportagem sobre a exposiçao dele...e confesso q fiquei doida pra estar lá pessoalmente...
qnto suas feriassssssss...hUMMMMM q delicia heim...boas ferias me chama pras festas rsrsrsrs beijos

Cessel disse...

Aproveite MUITO as férias, você merece.

Kérow More Ice disse...

Boas férias, Sibucs. Divirta-se bastante!

ShareThis