
Ah ta, mas antes tenho que explicar o que arte cinética. Vamos lá...
Arte Cinética eu posso dizer que é a arte em movimento. Mas não pense que é um objeto que se move por si só, não. É algo maior que isso.
O termo "cinético" está ligado à idéia de movimento. A especificidade da arte cinética, como dizem os estudiosos, é que nela o movimento constitui o princípio de estruturação. O cinetismo rompe, assim, com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.

Ali, se testemunhou um gesto pioneiro no campo da arte cinética. E isso singulariza o trabalho de Palatnik: o uso que ele faz da tecnologia e suas possibilidades inovadoras.




♦ Breve biografia...
O artista iniciou seus estudos em arte em Tel-Aviv, Israel, onde morou com sua família entre 1942 e 1948. Enquanto isso, estuda pintura, desenho e história da arte no Instituto Municipal de Arte de Tel-Aviv. Esteve presente, em 1964, na XXXII Bienal de Veneza. Vem exibindo sua obra por todo o mundo, tendo feito parte da exposição “Lo(s) Cinetico(s)”, no Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha, em 2007.
. . . . . . . . . .
Abraham Palatnik
Quando: de 27/05 a 27/06/09, seg à sex, das 1oh às 20h. Sáb, das 11h às 17h.
Onde: Galeria de Artes Anita Schwartz - Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, RJ.
Info: (21) 2540.6446 - galeria@anitaschwartz.com.br
Pesquisa: Abraham Palatnik: retrospectiva. São Paulo: Itaú Cultural, 1999.
2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:
Eu tô até tonto Cy, as obras dele são muito legais, tipo psicodélicas. Obrigado por me apresentar um artista tao diferenciado!
Ronam, amei sua visita!
Dá mais uma volta aí no blog que vc vai achar mais coisas tão legais qto essa... rsrrs!
Postar um comentário