segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Estreia "Tempos de Paz"

Daniel FIlho muda de estilo temporariamente e apresenta o drama "Em Tempos de Paz", que entra em cartaz na próxima sexta-feira (28/08) nos cinemas brasileiros.
O roteiro de Bosco Brasil adapta a premiada peça teatral "Novas diretrizes em tempos de paz", também dele. Os dois atores principais são Tony Ramos e Dan Stulbach, que interpretam no cinema os mesmos papeis que defenderam no teatro.
A história se passa quase o tempo todo no porto do Rio de Janeiro, onde funciona um centro de triagem de imigrantes que vêm fugindo das dificuldades geradas pela Segunda Guerra Mundial. Tony Ramos é Segismundo, um policial que se descobre sem função no dia em que o presidente Getúlio Vargas liberta todos os presos políticos, em 18 de abril de 1945. Dan Stulbach interpreta Clausewitz, imigrante polonês que tenta entrar no Brasil e tornar-se agricultor.
Segismundo (Ramos), que passou a vida como torturador e interrogador, agora é o responsável por decidir quem fica no Brasil. Quem é barrado, é obrigado a seguir adiante para tentar ser aceito em outros países, continuando uma sofrida peregrinação. Já Clausewitz (Stulbach), em seu país, era um famoso ator. O que os dois compartilham na trama é a decepção com suas profissões, entrando em crise com a própria história pessoal.
O próprio Daniel Filho atua numa ponta, como um médico torturado por Segismundo que é solto e decide procurá-lo. No teatro, este personagem era apenas citado nas conversas entre os dois protagonistas.

O personagem de Stulbach é nitidamente calcado no ator e diretor polonês Zbiginiew Ziembinski (1908-1978). Ator consagrado em seu país, ele desembarcou no Brasil em 1941, sem falar português. Poucos anos depois, tornou-se também aqui ator e diretor consagrado, responsável, por exemplo, pela histórica primeira encenação de "Vestido de noiva", de Nelson Rodrigues, em 1943.
Ao final do filme, aliás, homenageia-se não só Ziembinski como diversos outros estrangeiros de várias profissões que acharam refúgio no Brasil fugindo do nazismo. Caso do escritor Otto Maria Carpeaux, da atriz Nydia Lícia e do crítico e teórico teatral Anatol Rosenfeld, entre outros.

Por: Por Neusa Barbosa, do Cineweb.
 


♦ A primeira vez que ouvi algo sobre o "Tempos de Paz", foi no programa Altas Horas, onde Serginho Groissman entrevistava Dan Stulbach, que divulgava o filme. E ele relatou como foi a expeiência de viver o polonês e como foi a dificuldade da língua e do sotaque. Abaixo, o trailler de "Tempos de Paz" para matar a curiosidade antes da estreia (agora sem acento, ne?!):




♦ Com um pouquihno mais de paciência,  assista a entrevista de Dan no Altas Horas falando sobre o filme. Genial:


2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Dj Ronan Sardela disse...

Como diria o patrão: Eu não vi, mas minha mulher viu e falou que é muito bom! rsrssrs
Brincadeiras a parte, pelo que eu vi nesse trailer, a proposta do filme é ótima e é diferente daquela coisa de favela, tem um assunto bacana, enfim o cinema brasileiro tem feito ótimos filmes, indico tb "Divã" e "À Deriva"

Mimirabolante disse...

Vi a entrevista......Obrigada pela visita...volte sempre que puder !!!!

ShareThis