quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cartaz de filme é proibido

Cartazes do filme "Gainsbourg, vie héroïque" foram proibidos no metrô de Paris, por mostrarem o consumo de cigarro. No pôster do longa sobre a vida do cantor Serge Gainsbourg (1929-1991), o ator Eric Elmosnino aparece soltando fumaça pela boca.
A simples citação ao ato de fumar foi suficiente para que o cartaz fosse considerado como uma incitação ao consumo de tabaco pelos administradores do metrô, que temem receber uma multa de até 100 mil euros.
"Isso porque nos preocupamos em fazer com que não aparecesse nenhum cigarro no cartaz", afirma o produtor do filme, Marc du Pontavice, para quem a proibição da publicidade no metrô, onde 600 cartazes seriam colocados a partir de dezembro, provocará um "grande prejuízo".
O produtor disse considerar a medida "ridícula, ainda mais levando em conta que o cartaz será permitido nos ônibus urbanos da cidade".
Já em 2009, um dos cartazes que anunciavam uma exposição sobre o cineasta Jacques Tati teve que mudar para aparecer no metrô parisiense. O cachimbo fumado por seu personagem Monsieur Hulot foi substituído por um cata-vento.
O filme contará a trajetória do mais popular cantor da França, que se tornou conhecido mundialmente com o autor do hit "Je t'aime moi non plus".
Também era público seu estilo de vida boêmio - ele foi um consumidor voraz de uísque e cigarros Gitanes - e conquistador. Gainsbourg namorou belas mulheres, como as atrizes Brigitte Bardot e Jane Birkin, com quem teve uma filha, a também atriz  Charlotte Gainsbourg.

Outro cartaz que também foi proibido por lá, foi o do filme de Coco Chanel. A foto do cartaz com a atriz Audrey Tautou foi considerada como publicidade indireta do tabaco. Dos 5.800 cartazes encomendados para serem distribuídos pela França, os 1.100 destinados ao metrô e aos ônibus de Paris foram trocados. No lugar deles, foram colocadas duas imagens do filme em que a intérprete da estilista Coco Chanel aparece com dois atores do longa.

Via:  G1 Pop & Arte

É gente, o cerco está se fechando contra o consumo de cigarros ao redor do mundo.

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis