quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

As Traças e a Arte


Eu não podia deixar de mencionar aqui no blog essa nova atração sensacional comemorando 5 anos da TV ra Tim Bum. É a estreia de "Traçando Arte", a nova animação da TV Rá Tim Bum que  vai ao ar neste sábado (5/12) apresentando às crianças a biografia de pintores brasileiros famosos com a ajuda dos personagens Jean Pierre e Trácio, duas traças divertidas.
Jean Pierre é uma traça "fina". Vivia no Museu do Louvre, em Paris, bem atrás da moldura da Mona Lisa. Muito chique! Aí, viajou com algumas obras para uma exposição em um museu brasileiro e acabou ficando por aqui.
Trácio é uma traça bagunceira, atrapalhada e comilona que não sabe nada sobre arte. Para ele, os quadros do museu não passam de deliciosas refeições - assim como muitas pessoas que conhecemos por aí que não se interessam muito pelo assunto!

Com personalidades muito diferentes, Trácio e Jean Pierre vivem juntos em um museu que guarda as obras de arte de importantes pintores brasileiros como Cândido Portinari, Tomie Ohtake e Hélio Oiticica.
Para o guloso Trácio, uma refeição completa tem que ser bem colorida. Por isso, ele procura os quadros mais bonitos para se deliciar. Já Jean Pierre, sensível, conhece arte e é preocupado com a qualidade de sua alimentação. Ele considera comer quadros - em especial de pintores famosos - um grande absurdo! Por isso, uma das missões de Jean Pierre é impedir que Trácio devore as obras de arte do museu.
Para convencer Trácio a não devorar os quadros de artistas importantes como Cândido Portinari, Tomie Othake e Hélio Oiticica, Jean Pierre conta a história dos artistas e explica a importância das obras que eles produziram. Com o tempo, Trácio passará a compreender a importância das obras de arte e até se arriscará a pintar algumas coisas (poxa, sem querer contei o desfecho! Mas tem muito mais detalhes, ok??).
A esguia traça Jean Pierre possui um leve sotaque francês e modos elegantes. Gosta da cultura brasileira e está conhecendo (e se interessando) por pintores do Brasil. No episódio de estreia da série "Traçando Arte", os personagens vão explorar detalhes da vida e obra do pintor Cândido Portinar - nada mau para uma estreia, não é mesmo?
A série será apresentada aos sábados e domingos em quatro horários: 10h, 15h, 20h05 e 4h, na TV Cultura.
Veja mais sobre a série aqui.

Fonte: Uol Crianças

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis