segunda-feira, 1 de março de 2010

Exposição "Entre Laços"

 
O Convite da exposição já é uma atração à parte

O Centro de Cultura Estação das Artes inaugura no dia 05 de março às 20h a exposição "Entre - laços" da artista plástica Ana da Cunha, com a presença da Camerata – concertos didáticos.
Esta exposição revela-se como resultado de uma pesquisa acadêmica aliada a uma bela história escrita à partir do fascinante repertório imagético, das experiências, sentimentos e toda estrutura familiar de Ana da Cunha. Na mostra, percebe-se a força das mulheres que, sem saber, inscreviam símbolos, criavam formas, construíam frases à partir de seu fazer diário.

Tempo, espaço, sentimento... Pessoas vão se desvelando, se revelando através de cada vestido, bordado, costura. Filha, mãe e avó embaralham-se num ambiente que remete simultaneamente a loja de aviamentos e de armarinhos, sala de costura, sótão pouco visitado, arquivo histórico, quarto de menina, galeria de arte e lar. Riscos e moldes para corte e costura, roupas de bebês delicadamente bordadas, recortes de suplementos femininos de jornais antigos, linhas e carretéis, botões e agulhas, papéis com anotações e papéis de embrulho de lojas há muito esquecidas, laços de cetim e peças de crochê, entre outros objetos, desfilam neste ambiente como fragmentos de discursos.

São objetos do acervo pessoal de Ana da Cunha, adquiridos e acumulados ao longo do processo de produção da vida em família; são documentos que comprovam relações sociais. Mas, em entre - laços são, sobretudo objetos escolhidos e manipulados pela artista com a intenção de enredar o visitante, assim como um disc-jóquei escolhe e manipula seus discos para enredar o dançarino ou o ouvinte. Objetos que esperam ser usados, ter suas novas possibilidades de uso descobertas e continuar a ser usados em sucessivas transferências. Em entre - laços, os documentos deixam de atestar, declarar e comprovar, passando a ser continentes para novas informações e aberturas para novas conexões. Ao longo do playlist da dj Ana da Cunha o dançarino sabe que deve dançar, mas é convidado a produzir novas maneiras de fazê-lo e, também, a imaginar seu próprio playlist ou enredo como uma sequência que desdobra um processo de pensamento.



. . . . . . . . . .
Entre-laços
Abertura: 05/03, às 20h com presença da Camerata.
Onde: Estação das Artes, Barra Mansa - RJ
Quando: De 05/03 a 07/04 - terça a sexta-feira, de 10h às 18h e sábado e domingo, das 9h às 14h, exceto feriados.
Quanto: Entrada franca
Info: (24) 3323-0496

6 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

noossa! há qt tempo não passo aqui!
tá lindo e chique como sempre. beijocas!

Suziley disse...

Oi, Cintia querida:
Esta exposição deve ser muito linda. O convite é bem criativo e sugestivo "entre laços" (materias, espirituais e afetivos). Lindo trabalho das mãos, história de vida da mencionada Ana da Cunha...muito interessante. Agora, muito criativo, inteligente e "fashion"..hehe.. a sua comparação da arte de escolha dos objetos pela Ana com a atividade do DJ..adorei!! Valeu! Tenha uma boa noite, ah, parabéns aos 445 do RJ. Amamos o RJ e todos os cariocas!! E também os fluminenses..hehe!! Tenho tias e primas que moram aí.
Beijos,
Suziley.

CS Empreendimentos Digitais disse...

é mesmo, giovana damaceno!!!
vc está sumida do meu blog... ve se não esquece o caminho e volta mais vezes.
bjs

CS Empreendimentos Digitais disse...

oi suziley!
obriogada pelos parabéns, até e esqueci de postar algo à respeito... que vergonha!rsrsrsr!
obrigada pela visita! eu tb adorei tudo nessa exposição.
bjs
cintia

BLOGZOOM disse...

A exposição promete ser muito interessante. O que gosto é encontrar "motivos" e no seu post vc explicou um pouco sobre o trabalho dela, grande atrativo para se ir. Que pena não ser na mesma cidade.

Bjs

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Syssi!
Eu tb fico igual a vc qdo tem ótimas exposições aí no Rio...
bjs e volte sempre!

ShareThis