quinta-feira, 24 de junho de 2010

Adoro Tim Burton

Olá!
Quem aí gosta de Tim Burton e suas maluquices levanta a mão!
E se vc é fão como eu desse excêntrico diretor deve estar se roendo de vontade de visitar uma exposição na Austrália com mais de 700 objetos que repassam a carreira de Tim, entre pinturas, bonecos e storyboards.

Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood (Ed Wood, estrelado por Johny Deep).

Trabalhando usualmente com temáticas sombrias, Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem, "Vincent", com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem "Frankenweenie", que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, ele teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para "O Estranho Mundo de Jack" (adoro!), um dos seus maiores sucessos.

Burton conciliou seu apego ao horror com a habilidade para a comédia três anos depois em "Os Fantasmas se Divertem" (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma superprodução: "Batman", em 1989, que mais tarde teria a continuação "Batman - O Retorno" (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado "Edward Mãos de Tesoura" (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que seria o maior colaborador durante a carreira do cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de "Ed Wood", considerado o pior diretor de todos os tempos.

Após esse período, o diretor passou por baixar em filmes que pouco renderam, como "Marte Ataca!" (Mars Attacks!) e "Planeta dos Macacos" (Planet of the Apes). Tim Burton melhorou mesmo a carreira em 99 após lançar o filme "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (Sleepy Hollow), sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos. E a carreira continuou em alta depois de "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" (Big Fish). Mais tarde, Burton voltaria a animação stop-motion com "A Noiva Cadáver" (Corpse Bride). Nessa época, o diretor regravou um clássico dos anos 70, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Charlie and the Chocolate Factory), novamente com a participação do ator Johnny Depp.

 Porém, na minha opinião, a obra prima de Burton é mesmo "Alice no País das Maravilhas" (Alice in wonderland) que contou com um excelente elenco de renomados nomes, como o amigo do diretor Johnny Depp (de novo!), sua esposa Helena Bonham Carter e a atriz Anne Hathaway. O filme é uma festa de cores e efeitos e uma merecida continuação para a famosa história do professor de matemática inglês Lewis Carroll, que a publicou a 4 de julho de 1865.

 Enfim, a exposição "Tim Burton: The Exhibition" está no Centro Australiano da Imagem em Movimento, em Melbourne e mostra os melhores momentos dessa produção sensacional de Tim, que já passou pelo MoMA, em Nova York, entre o fim de 2009 e início de 2010.



Quem quiser se aventurar no mundo de Tim, acesse o site dele, é super divertido! Acesse as galerias e entre no clima sombrio e diferente de Tim, vale a pena!


Fonte: Uol Entretenimento
Fotos da exposição: Divulgação

5 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Suziley disse...

Oi, Cintia:
De fato, Tim Burton é talentoso. Adorei o novo filme sobre Alice no País das Maravilhas. Aliás, escrevi um texto (que acredito que tenha lido) aos 26/04/2010 sob o título "O retorno de Alice", pois realmente adorei o filme. Ótimas informações, agora, que você nos trouxe. Obrigada. Bela postagem. Parabéns!! Boa noite, beijos ;)

Yuri Sibucks disse...

Ele é o melhor!! cheio das idéias haha, qria mesmo ver essa galeria!! xD

Mimirabolante disse...

É muito legal!!!!
Amiga ,obrigada pelo seu apoio sempre !!!!bjcas

Teté disse...

Muito bom mesmo!
Abraço!

Giovana disse...

Esse cara é phodda!

ShareThis