segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fotos inéditas de Frida Kahlo


Uma das minhas artistas prdiletas, a pintora mexicana Frida Kahlo, teve uma vida intensa que se refletiu na arte que produziu: o acidente com um bonde que lhe deixou sérias sequelas físicas e o casamento com o artista Diego Rivera, um eterno infiel à união conjugal. Considerada uma das maiores artistas do século 20, hoje suas obras pertencem a acervos importantes como o do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA.
Este mês, cerca de 400 imagens inéditas da sua coleção pessoal vêm a público no livro Frida Kahlo, Suas Fotos. Até 2004, elas estavam trancadas, por determinação de Rivera, na residência onde o casal morava, a Casa Azul, na Cidade do México.
Enquanto estive na Flip, pude folhear essa linda obra onde me deparei com fotos extraordinárias que nos leva pra mais perto de Frida,  através das fotos.
A arte, para Frida, foi um artifício de sobrevivência. E um jeito para ela desabafar. De certa forma, sua vida toda está contada em suas telas. E por essa biografia ao mesmo tempo pesada e sedutora que Frida foi ganhando importância na história da arte.


Mergulhar em sua obra significa experimentar o privilégio de acompanhar alguém que amadureceu praticamente diante do público, com cada passo desse processo documentado em uma pintura. Em alguma medida, todo mundo acaba se identificando em determinado momento com a artista. E isso hoje, na arte, tem muito valor. Porque se os criadores não se contentam mais com uma postura puramente contemplativa por parte do observador, e buscam sempre a tão falada interação com os espectadores, Frida Kahlo, no início do século passado, e de um jeito só dela, já havia conseguido isso - brilhantemente.

Abaixo, selecionei o trailler do filme Frida, com a atuação brilhante de Selma Hayek no papel da artista cmo todas as suas dores e emoções. Vale assistir e conhecer mais sobre a vida dessa artista fenomenal que marcou sua história com amor, paixão e dor.


 

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis