terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Caravanas Euclidianas

As Caravanas Euclidianas vêm percorrendo cidades, escolas e comunidades por todo os Estado do Rio. O objetivo é falar sobre o universo do escritor Euclides da Cunha, e ainda contribuir para a inclusão educacional difundindo a obra deste, que é considerado um dos maiores autores da literatura brasileira. Apresentação é feita através de uma exposição, filmes, livros e uma oficina de literatura e audiovisual.

Em Vassouras, a exposição está na Casa de Cultura desde o dia 23 de agosto. Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceram oficinas na Universidade Severino Sombra e foi projetado um filme no Auditório do Centro da Cidadania (Prefeitura).

Cada passagem das Caravanas Euclidianas por uma comunidade, tem a duração de dois dias. No primeiro dia, uma apresentação de abertura da Professora Regina Abreu, especialista em Euclides da Cunha, seguida da exibição do filme "A Paz é Dourada", de Noilton Nunes, diretor de cinema campista. Este é o único filme realizado sobre a vida e obra do escritor.  Há ainda uma apresentação do compositor Edeor de Paula, autor do samba-enredo "Os Sertões", que ganhou o "Estandarte de Ouro" de 1976, considerado um dos mais belos de todos os tempos.

No segundo dia acontece a Oficina de Cinema e Literatura, onde são focalizados temas presentes na obra do escritor e que são atuais até hoje, como a exclusão social, a ecologia, a união dos povos da América Latina.
As oficinas tomam por base os capítulos de "Os Sertões: A Terra, O Homem e A Luta".

"Nas oficinas, os alunos devem transpor a obra de Euclides da Cunha para os dias atuais, narrando a partir de suas experiências cotidianas a terra, o homem, a luta das comunidades onde vivem" - explica Noilton, um dos idealizadores do projeto, que se estrutura com base em uma rede de professores de literatura, história e cinema no conjunto do Estado. Cada professor recebe material didático para um trabalho prévio de sensibilização com os alunos.

 "Defendo a ideia de que o professor não deve se limitar à sala de aula, buscando ampliar suas ações e criar oportunidades de interação entre a Universidade e a comunidade", diz Regina Abreu, professora da Unirio, coordenadora do Projeto e autora de "O Enigma de Os Sertões", livro que procura decifrar as razões que transformaram a obra de Euclides da Cunha em monumento nacional.

Noilton e Regina finalizam assinalando que a obra de Euclides é um manancial de temas e questões que nos afetam, inclusive, no contemporâneo. "Euclides era um visionário, além de sua importância para a língua portuguesa, ele é considerado um dos primeiros ecologistas, chamando a atenção ainda no final do século XIX para as devastações que começavam a ocorrer, com a chegada do progresso com suas fábricas e os meios de transporte modernos", completa.


Fonte: Jornal Diário do Vale
Em 27/08/10

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis