quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Exposição "Caminhos Contemporâneos"

O Centro de Cultura Estação das Artes, Barra Mansa, juntamente com a Prefeitura da cidade, através da Fundação de Cultura, convidam para a abertura da Exposição "Caminhos Contemporâneos" que abrirá amanhã, no dia 01 de outubro, às 20h com a presença do quarteto de cordas do Projeto Música nas escolas. A exposição estará aberta a visitação de 02 a 26 de outubro de 2010.

Os artistas Fernanda Líder, Flávia Velozo, Lúcia São Thiago, Marcelo Angu e Paulo Werdan são jovens artistas da região, iniciando sua produção artística, com forte incidência do desenho.

Fernanda Líder é estudante do sexto período do curso de História do UBM - Barra Mansa que descobriu na Arte uma forma de comunicação. Apaixonada pela linguagem da fotografia e sua forma silenciosa e íntima de comunicar, ela constrói seu discurso através de pequenos fragmentos do cotidiano, do efêmero, do casual.
 
Flavia Velozo é aluna do sexto período de Artes Visuais do UBM – Cicuta. O desenho faz parte dela. Sua busca pela essência do desenho a aproxima de grandes desenhistas dos quais se apropria de determinados recortes, criando intertextos explícitos, que pesquisa, estuda e constrói a partir deles seu próprio discurso. Flávia atualmente apresenta uma individual na Galeria do SESC Barra Mansa e participa do 38º Salão da Primavera de Resende onde recebeu menção honrosa.

Lúcia São Thiago – graduada em Artes Visuais pelo UBM – traz a delicadeza, o olhar carinhoso sobre o mundo e suas encantadoras histórias diárias. Seu traço delicado – porém preciso – e sua linearidade, criam espaços suaves, flutuantes e delicadamente habitáveis. O desenho a nanquim com sua característica definitiva, que não permite apagar, parece configurar-se numa certeza, numa afirmação de um desenho leve, porém muito expressivo.

Marcelo Angu – graduado em Artes Visuais pelo UBM – deixa claro sua forte ligação com o grafite, promovendo um encontro do desenho com o homem, a vida urbana, suas sutis relações, anseios e desejos. Atualmente realiza uma individual na Galeria da Fundação CSN e participa do 38º Salão da Primavera de Resende no qual recebeu prêmio pela conquista do primeiro lugar entre os três melhores trabalhos.

Paulo Werdan é aluno do sexto período de Artes Visuais do UBM – Cicuta. Seu desenho colorido, pulsante, e carregado de expressividade traduz sua visão forte do homem, do mundo contemporâneo e sua urgência.

Esta exposição inicia o projeto "Caminhos Contemporâneos" que realizará anualmente uma mostra de jovens artistas. A cada nova edição, novas ideias, novos talentos, novos discursos, criando assim oportunidades para que esses artistas possam iniciar seus portfólios ou incrementá-los.

 
Marcelo. Flávia. Paulo. Fernanda. Lúcia. Cada um em seu universo particular de criação teima em chamar atenção para o que passaria naturalmente despercebido no atropelo dos dias, na costumeira afobação contemporânea.
A rua, a dor e a delícia de ser gente, as imagens midiáticas que nos assolam, a solidão e a possibilidade de estar junto, o imenso universo da delicadeza. São questões que emergem, de múltiplas formas, nas obras e nesses sujeitos artistas, que nos chamam a compartilhar e sermos mais felizes e crédulos na nossa capacidade de também ver, sentir, pensar e transformar o nosso jardim para que possam frequentar as borboletas.

Andréa Auad Moreira
Arquiteta e Urbanista
Professora dos Cursos de Artes Visuais e Arquitetura


. . . . . . . . . .
"Caminhos Contemporâneos"
Onde: Estação das Artes - Rua Orozimbo, s/n, Centro, Barra Mansa (antiga Gare da Estação Ferroviária de Barra Mansa).
Quando:
02 a 26 de outubro de 2010
Quanto: Entrada franca
Info:
(24) 3323.0496

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Olha, preciso ser sincera... o post é sencacional, a sensibilidadde dos artistas está super bem relatada aqui, nos textos e nas imagens, o projeto, a iniciativa... Mas, o texto da Auad simplesmente a-r-r-a-s-o-u! Ela é super, né??

CS Empreendimentos Digitais disse...

Hahahaha! Condordo!
Ela é nota mil!!! Pena que entra pouco por aqui...

Bjs!

Miss Luca disse...

Adorei !!!!
Sou super fã da Andrea e sua também... menina sempre antenada, bem informada e inteligente.
Com certeza vou conferir.
Bjs
Lu

ShareThis