terça-feira, 5 de outubro de 2010

Conhecendo Artistas | Aldemir Martins

Aproveitando o embalo dessa exposição, trouxe mais um artista para dividir com vcs. Esse eu tb não conhecia.
Muito prazer, Aldemir Martins!

Bjs
Cintia
- - - - - - - - - -

Uma série de desenhos inéditos de um dos maiores artistas visuais brasileiros será exibida na mostra "Anotações Visuais de Aldemir Martins", que o Espaço Cultural Citi inaugurou ontem (4).

A exposição, que traz dezenas de desenhos, esboços, anotações e estudos feitos pelo artista Aldemir Martins (1922-2006) ao longo da vida, segue em cartaz até 19 de novembro.

Os desenhos são mostrados de dois modos: em formatos pequenos - desde pedaços de papel de menos de 10 cm a folhas de papel ofício - e em formatos grandes de desenhos selecionados pelo curador Jacob Klintowitz, respeitando as proporções originais.

Vida e Obra
O artista cearense Aldemir Martins tornou-se popular pelas pinturas de gatos, mas trabalhou em várias vertentes, representando paisagens e personagens nordestinos, como os cangaceiros e as baianas, além de retratos e naturezas mortas. Além da pintura, também trabalhou com cenografia, desenhos de moda, joalheria, artes gráficas e tapeçaria.


Quando ainda era jovem, estudou no Colégio Militar de Fortaleza, onde virou orientador artístico de classe, devido à sua habilidade com o desenho. Durante o serviço militar, desenhou o mapa aerofotogramétrico de Fortaleza, e assim conquistou seu primeiro prêmio ao vencer o concurso promovido pela Oficina de Material Bélico da 10ª Região militar, na pintura de viaturas do exército, e é nomeado "Cabo Pintor". Daí pra frente participu de inúmeras coletivas e individuais e trabalhou como ilustrador para alguns jornais.



Nas três primeiras Bienais de Arte de São Paulo (1951, 1953 e 1955) foi agraciado com prêmios especiais. Em 1956, na Bienal de Veneza, venceu o prêmio de melhor desenhista. Ele morreu de insuficiência cardíaca aos 83 anos, em São Paulo, em 2006 (na foto acima, vemos o artista em seu atelier em 2000).


. . . . . . . . . .
"Anotações Visuais de Aldemir Martins"
Onde:
Av. Paulista, 1.111 - Térreo (acesso a pessoas com deficiência física é pela al. Santos, 1.146). 
Quando: até 19 de novembro de 2010. De segunda a sexta, das 9h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Quanto: grátis
Info: 11|4009.3000



Fonte: Uol Entretenimento
Site do Artista: http://www.itaucultural.org.br/aldemirmartins/
Donwloads de algumas obras para seu computador

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Sabe o que o seu blog tem de ruim? A vontade que dá de ir em todas essas exposições. E isso é impossível!

Anônimo disse...

Acho Aldemir Martins um pintor muito interessante. E gosto muito do seu traço. Adoro "O Galo da Madrugada" acho uma das pinturas mais bonitas e me fascina as tonalidades que ele usou, amei!!!
bjssss

Anônimo disse...

Olá
Muito bacana seu blog.
Estou realizando um leilao online Beneficente e tenho gravuras certificadas pelo filho do pintor, Sr. Pedro Martins.
para informações, visite: www.unileiloes.com.br
Abçs

ShareThis