segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eunice Nazário na Fazenda da Posse

Eunice Nazário é uma artista plástica renomada na região Sul Fluminense. Ela não só participa de espaços de arte, como também não abre mão de estar presente em seminários, encontros e debates promovidos por movimentos sociais, principalmente aqueles relativos aos povos indígenas, mulheres, crianças e adolescentes e negros.
Artista Plástica e escultora, suas obras se caracterizam pela preocupação com questões sociais, em especial com as desigualdades de oportunidades, de tratamento e com a discriminação de um modo geral. Sua especificidade é o povo negro e os nativos. Seu trabalho se desenvolveu a partir de um perfil autodidata e de muita pesquisa e persistência, refletindo sua reflexão subjetiva e social.
Como artista, Eunice procura transmitir através de suas obras, as preocupações sociais e provocar inquietações e questionamentos. Pretende assim contribuir para a reflexão de que mudanças positivas são possíveis, com um mundo melhor e mais igualitário, sem distinção de cor, credo e gênero.
Uma exposição muito interessante e que vale a pena visitar!

Beijos
Cintia
- - - - - - - - - -

O ateliê contemporâneo
está em todos os lugares: na escola, na casa, no campo, no barco, sob uma árvore. O que mais importa a este espaço é a imantação, os fenômenos agregados a este lugar dia após dia. Sensações e situações que criam atmosferas propícias ao pensamento estético, criatividade, imaginação; que provocam o pensar e o olhar de uma forma mais sensível.

Assim é o ateliê de Eunice Nazário. E é com este pensamento que o curador Ayrton Junior traz ao Centro de Cultura Fazenda da Posse um fragmento, ou talvez o todo deste espaço, imantado e repleto de significações.



Entre acúmulos de objetos achados e outros cedidos por conhecidos e desconhecidos, o atelier se apresenta como um todo de informações que falam por si. Estão lá objetos atraídos pela afetividade de Eunice e aproximados uns dos outros por critérios determinados pela própria artista, nascidos de sua vivência, suas experiências.


Para seu trabalho em arte, podemos destacar os conceitos de imantação e acúmulo, além de escultura social. Parece ser, portanto, as imantações que norteiam determinantemente o percurso criativo desta artista. A partir de seu discurso ela cria em seu entorno uma situação estética nova, provocativa aos sentidos. Imanta e acumula.


A presente exposição consiste, na medida do possível, na transposição do ambiente constituído por Eunice Nazário em seu atelier para o Centro de Cultura Fazenda da Posse. O último conceito a ser associado, para melhor entendimento, à obra de Eunice seria o do discurso social, cunhado por Joseph Beyus, artista europeu com atuação no século passado, que sugere uma expansão do conceito de arte, desde a organização do pensamento ao processo de criação, base primeira da ideia de escultura.

Ayrton Ferreira da Costa Júnior
[Curador de Artes, Arte-educador (especialista em Ensino da Arte – Estética Moderna e Contemporânea) e
especializando em Gestão Cultural.]

 . . . . . . . . . .
"Eunice Nazário - esculturas, imantações e acúmulos."
Onde: Centrio de Cultura Fazenda da Posse, Barra Mansa.
Quando: de 03 a 30 de março de 2011
Horário: de quarta a domingo, das 11h às 17h.
Quanto: grátis
Contato: (24) 3322 – 3855 / fazendadaposse@uol.com.br

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

ShareThis