segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Grandes Pintores | Piet Mondrian


Hoje apresento pra vcs um pintor genial que nos influencia até hoje, com suas cores, formas e linhas.

Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido como Piet Mondrian, foi um pintor Holandês modernista. Nascido em ambiente rural com clima de fazenda e sítio, Mondrian vem de uma família calvinista extremamente religiosa. O pai, um pastor puritano, deseja que o filho siga a carreira clerical. Assim, a religião marca o jovem Piet e o sentimento metafísico que iria permear sua obra durante toda a vida, em maior ou menor grau.

Tem um tio que trabalha com pintura e por isso acaba se interessando pela carreira artística, mas a família com visão ortodoxa ve na arte um caminho para o pecado (!!!!). Então, Piet decide dar aulas e assim Vê a possibilidade da resolução ao seu dilema: promete ao pai estudar artes para se tornar professor.

O tempo passa e Mondrian sente-se insatisfeito com o magistério, surge a necessidade de se libertar e se estabelecer como pintor, mas tem medo de enfrentar ao pai e a si mesmo - tamanho o peso de sua formação religiosa. Quando entra em contato com a teosofia, acaba encontrando uma resolução para o problema: a doutrina pregava o trilhar de um caminho evolutivo pessoal e a arte se encaixava neste caminho. O contato com a teosofia se manifesta no trabalho de Mondrian e marca sua vida profundamente daí pra frente.

Piet Mondrian começa sua carreira como caminhoneiro ao mesmo tempo que ia praticando a sua pintura. A maior parte do seu trabalho deste período é influenciada pelo naturalismo ou impressionismo. No museu Gemeente, em Haia, estão expostos vários trabalhos deste período, incluindo exemplares pós-impressionistas tais como "O Moinho Vermelho" e "Árvores ao andar".

Moinho Vermelho
A Árvore Vermelha - 1908
A obra acima, "A Árvore Vermelha" (1908), pertence a uma série de pinturas de árvores. A cor vermelha do tronco, o violeta e o vermelho dos ramos, o azul do fundo, permitiu que Mondrian para criasse uma sensação de espaço sem usar os elementos tradicionais da perspectiva. Ele posicionou o tema no centro da pintura e usado apenas duas ou três graduações de cores nas superfícies de grandes dimensões.

Após entrar em contato com a teosofia, Mondrian passa por um breve período simbolista, que será fundamental para que o artista atinja a fase da abstração. Este período costuma-se confundir com a radical abstração que caracterizaria o resto de sua obra. Mondrian também exibe um interesse quase obsessivo pelo jazz – pela identificação de sua alegria contagiante com o ritmo irregular que possui também um fundamento matemático.

Grey Tree - 1912
Stilleben Mit dem Ingwertopf - 1912
Em 1911, visita uma exposição cubista em Amsterdã que o marca profundamente e tem grande influência no seu trabalho posterior. Na obra acima, pode-se observar essa influência, onde o tema é apenas um pretexto para a construção de elementos estruturais horizontais e verticais que começam e terminam em linhas curvas, na construção de uma superfície bi-dimensional. A partir de 1917 até a década de 1940 desenvolve sua grande obra neoplástica.

Composition with Grey and Light Brown - 1918
Essa fase de sua obra, a mais popularmente difundida, se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais, às quais induzem a percepção a ver profundidade na tela. Essas linhas definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não serem preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho, decisão que mostra sua estreita relação com as teorias estéticas da Bauhaus e da Escola de Ulm, e que definem pesos visuais diferentes para esses espaços. O blocos de cor, pintados de modo fosco e distribuidos assimetricamente, reforçam a ideia de um movimento superficial que se estende perpetuamente, indicando que o pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração racionalista, espiritualista e sobretudo concreta do mundo.

Composition II in Red, Blue and Yellow - 1930

Composition with Yellow, Blue and Red - 1937
Composition 10 - 1939

Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.

O seu quadro "Broadway Boogie Woogie", que pode ser visto no Museu de Arte Moderna de São Francisco, pertence à fase posterior ao Neoplasticismo, quando Mondrian se liberta das regras que ele próprio se impôs.

Broadway Boogie Woogie - 1942

Com esta tela grande, Mondrian representa o movimento numa ordem geométrica pulsante. Esta ordem cria uma estrutura espacial com linhas amarelas que são interrompidas pelo o azul, o vermelho, o cinza. Eles dão a impressão de um vapt-vupt rítmico, que mostra o momento vivido nos bairros da "Boogie Woogie" jazz  em NY- que dá nome à pintura. Vermelho, azul, amarelo e superfícies são adicionados à pintura, chegando ao ponto em que ele consegue um equilíbrio total sem o uso de cor preta.

Muitos artistas deram novas representações ao real, mas Mondrian foi além. Ele formulou suas próprias teorias estéticas.

Em suas últimas composições, Mondrian evita qualquer sugestão de reprodução do mundo material, usando linhas pretas verticais e horizontais que delimitam blocos de puro branco, vermelho, amarelo ou azul. Exprime uma concepção, que revelou ser um expoente elevado de harmonia e de beleza.

Nesta procura constante pela harmonia e e pela beleza, Piet Mondrian a encontra a matemática. Ele descobre o famoso número de ouro e com ele chega ao retângulo de ouro. Partilha com Da Vinci a ideia de que a arte deveria ser sinônimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos utilizam o retângulo de ouro. A razão de ouro exprime movimento, pois se  mantém em espiral até ao infinito, e o retângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista. Assim, o retângulo de ouro passou a ser presença constante nas suas pinturas.

New York City I - 1942

Piet Mondrian morreu de pneumonia, em fevereiro de 1944 em Nova York. A sua última obra, “Victory Boogie-Woogie”, foi deixada incompleta.





Fonte:
Wikipédia
Site Oficial do Artista
Universidade de Lisboa / Piet Mondrian
Mondrian Chronos

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis