quinta-feira, 28 de junho de 2012

Walt Disney & Salvador Dali


O filme conta a história de Chronos, a personificação do tempo e da incapacidade de realizar seu desejo de amor por uma mortal. As cenas misturam uma série de pinturas surreais de Dali com dança e metamorfose. A produção inicial começou em 1945, 58 anos antes de sua conclusão e foi uma colaboração entre a Walt Disney e o pintor espanhol surrealista Salvador Dalí.
A animação foi produzida por John Hench durante 8 meses, entre 1945 e 1946, e por algum tempo o projeto permaneceu em segredo. O trabalho de Dali era preparar uma animação sequencial de seis minutos, combinando com bailarinos e efeitos especiais para um filme no mesmo formato de "Fantasia", de Walt Disney. 
Na animação, os personagens vão lutando contra o tempo, um relógio gigante emerge da face da grande pedra de Júpiter, que determina o destino de todos os romances humanos. Assim, Dalí e Hench foram criando uma nova técnica de animação, o equivalente cinematográfico da obra "crítica paranoica" de Dali.
O método foi inspirado na obra de Freud sobre o inconsciente e a inclusão de imagens ocultas e duplas.
Dalí disse: "o entretenimento destaca a arte com suas possibilidades infinitas". O enredo do filme foi descrito por Dalí como "uma exibição mágica do problema da vida no labirinto do tempo", já Walt Disney disse que era "uma história simples sobre um jovem em busca do verdadeiro amor".

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis