quarta-feira, 25 de julho de 2012

Camille e Rodin


Peça imperdível: “Camille e Rodin” leva para os palcos o amor e a rivalidade desses dois gênios da arte.

Camille Claudel e Auguste Rodin viveram um dos romances mais conturbados da história da arte. Durante 15 anos, no final do século 19, o casal teve uma relação explosiva, carregada por uma paixão que impactou na criatividade artística de ambos. A história de amor ficou conhecida no mundo todo não só pela representatividade dos dois na arte, mas pelo rumo da vida de Claudel.
O espetáculo “Camille e Rodin”, que marcou a reabertura do Auditório do MASP, retoma este romance visceral. Com texto de Franz Kepler e direção de Elias Andreato (“Gravidade Zero”, “Guetto”), a peça conta de maneira não cronológica esta relação em polvorosa.
Claudel (Melissa Vettore) relembra algumas passagens da vida em flashbacks de dentro do hospício, onde ficou isolada por 30 anos até a sua morte, em 1943. À sombra de Rodin, a escultora se sentia oprimida e sem reconhecimento. E é deste contexto que vem o mérito do espetáculo.


Ao colocar Claudel e Rodin (Leopoldo Pacheco) em combate, a montagem estabelece uma reflexão sobre a arte, sobre a relação entre mestre e aprendiz e o impacto do caso amoroso na obra de cada um. Ela mais emotiva, ele mais técnico... O texto de Kepler tenta desmistificar os artistas destacando a importância que um teve na repercussão do trabalho do outro.
Para isso, Andreato transpõe algumas esculturas em gestos com os quais os atores recriam “O Beijo”, feita por Rodin em 1887 e “A Valsa”, de Camille em 1895. O cenário estático aparece tanto como ateliê quanto como sanatório e é neste vai-e-vem que Camille e Rodin se amam e se perdem.


Via: Colherada Cultural
. . . . . . . . . . 
“Camille e Rodin”
Onde: Auditório do MASP - Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Quando: Até 29 de agosto de 2012
Quanto: R$ 30,00
Info: (11) 3171-3267

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis