sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hiper-realismo


À primeira vista, parece que alguma catástrofe natural revelou a arquitetura escondida por milhares de anos. Mas essas imagens espetaculares não são o resultado inesperado de um terremoto.
As cenas incrivelmente realistas são realmente grandes obras de arte, pintadas na lateral de prédios perfeitamente intactos. Repare que a mulher que está olhando para a ruína abaixo, também não é real!


As pinturas, que têm enganado muitas pessoas, foram criadas por John Pugh, especialista em trompe l'oeil - ou "truque do olho". Ele usa suas habilidades para iludir o espectador para ver cenas 3D pintadas em superfícies planas.
O "Terremoto", trabalho mostrado acima, está localizado na rua principal da cidade de Los Gatos, e foi criada após um terremoto que abalou a cidade em 1989.


A outra foto (acima) mostra o Taylor Hall, na California State University, onde estudou Pugh. O mural apresenta colunas dóricas em estilo grego por trás da parede aparentemente quebrada.
Outro trabalho muito interessante, é uma onda colossal prestes a cair em uma calçada em Honolulu, Havaí, levou dois meses de trabalho de estúdio para planejar e mais seis meses para executar com a ajuda de 11 outros artistas. A cena é tão realista que, quando estava quase pronto, atraiu a atenção de bombeiros que passavam pelo local. Eles pararam o caminhão no meio do tráfego para resgatar as crianças pintadas no mural! Eles estavam cerca de 15 metros de distância e quando se aproximaram perceberam que se tratava de uma obra.


John trabalha em larga escala nas áreas públicas e residenciais e suas pinturas podem ser vistas em todo o mundo, de Nova Zelândia ao Havaí - com muitas contando uma história do local onde estão posicionados.
Pugh fala da reação das pessoas quando passam em seus murais: 'Elas ficam espantadas e dizem "Uau você viu?! Eu pensei que era real!". A arte pública pode ligar as pessoas e estimular um sentimento de orgulho na comunidade. As ilusões em tamanho real me permite comunicar com um público muito grande. Parece quase universal que as pessoas têm prazer em ser visualmente enganadas".



Pugh atualmente está trabalhando em um mural para uma delegacia de polícia na Califórnia e também um para um centro de recreação em Calgary, Canadá.


Fonte: DailyMail Online News - UK

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Gente! Eu adoro isso, é mesmo muito interessante. Tem umas que me fazem parar e ficar olhando um tempão...

Anônimo disse...

Uau! Nem sei dizer qual e melhor! Gostei de todas! Muito perfeito o trabalho desses artistas!!! Incrível mesmo!
Yuri

Anônimo disse...

A primeira é muuuuiito boa

ShareThis