sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ah, Dona Cecília!

Um infeliz acontecimento acabou se transformando num viral de internet com fanpage no Facebook e tudo o mais.


Tudo começou quando uma senhora da cidade espanhola de Borjas, decidiu "restaurar" por conta própria o afresco "Ecce Homo” e errou a mão. O afresco é do século XIX, do artista Elías Garcia Martinez, e está num dos muros da igreja do Santuário de Misericórdia de Borja, um patrimônio da cidade que é próxima a Zaragoza.
O dano ao afresco foi descoberto depois que a neta de Martínez fez uma doação ao Centro de Estudos Borjanos, instituição que mantém um arquivo de obras de arte religiosas locais, há duas semanas. Ao receber o dinheiro, o centro enviou funcionários ao Santuário de Misericórdia para dar uma olhadinha na pintura, que, então se descobriu, está totalmente alterada, de acordo com matéria do jornal britânico The Independent.
O Cristo de Borja serviu de inspiração para internautas, que soltaram a imaginação nas versões para a pintura do século XIX. A técnica de restauração de dona Cecília fez escola e tem várias fanpages no facebook com mais de mil "curtidas", e usuários dizem que ela é uma artista incompreendida.





Fonte: O Globo + Veja + Facebook

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Isso é caso de estudo. Chegaram até a fazer abaixo assinado online para não recuperar a 'obra' da dona Cecília. Meu Deus!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Eu fiquei com pena dela, pq foi uma ação feita com boa vontade. Mas ela não poderia iniciar o trabalho sem consultar profissionais, ne?

Willame disse...

Olha.. sou amante da Arte e estou rindo muito com essa historia da reforma. Mas apesar de ter sido uma cagada o que ela fez, já estou até acostumando com esse novo Cristo e acho que esse é um momento épico da história da arte!. Deixa como está que fica bom! Parabéns Cecília.. a polêmica é o que faz o mundo andar e olhar pra frente!

ShareThis