quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Goeldi na Pinacoteca de SP

Estreou no último sábado a exposição de Goeldi, um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro. Vale a pena conhecer a trajetória do artista por meio de suas 56 gravuras, a partir de 1924. A exposição vai de 29 de setembro a 24 de fevereiro de 2013.

"Abandono"
Disposta em ordem cronológica, a exposição apresenta trabalhos realizados a partir de 1924, quando o artista estabelece uma relação estreita com a produção de gravuras e já seleciona temas que se desdobrariam por quatro décadas. Aspectos desolados da cidade, ruas estreitas da periferia, casario suburbano, cenas de noite e solidão fazem parte do repertório da artista desde o inicio, assim como a infelicidade de pessoas marginalizadas pela sociedade, prostitutas e ladrões e de seres da noite. O mar e os pescadores, num segundo momento, atrairiam sua atenção.

"Briga na cidade"
A mostra tem o objetivo de contextualizar o conjunto de 56 gravuras na produção do artista. Sabe-se que Goeldi começou a gravar em 1924, seguindo a orientação do amigo Ricardo Bampi (1896-1965), que havia estudado na Bauhaus (escola de design e arquitetura com sede em Dessau, Alemanha, de 1919 a 1933), e na ocasião morava em Niterói. Com ele teria tido noções básicas sobre a preparação da madeira como matriz de gravuras, assim como o manuseio de goivas e os procedimentos para a impressão da imagem gravada. A partir de então trabalha incessantemente, e seu legado é um número incontável de desenhos e xilogravuras, sendo que muitos deles foram usados como ilustração de livros e periódicos. “A recente incorporação ao acervo da Pinacoteca de São Paulo de obras de Oswaldo Goeldi foi uma importante contribuição para a sua coleção de gravuras. Na sequência, deu-se inicio a um cuidadoso trabalho de classificação dessas obras, com o intuito de proceder a uma datação, a mais acurada possível”, afirma Carlos Martins, curador da mostra.
"Gato"

. . . . . . . . . . 


"Goeldi"
Quando: de de 29 de setembro a 24 de fevereiro de 2013, de terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h
Onde: Praça da Luz, 02 - Luz - SP
Quanto: Entrada franca das 18h às 22h / Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 / Grátis aos sábados / Estudantes com carteirinha pagam meia entrada / Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam / Todas as quintas a Pinacoteca tem entrada franca após as 18h
Info: 11|3324-1000



Fonte:
Pinacoteca de São Paulo 
Pinacoteca on facebook

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis