segunda-feira, 12 de novembro de 2012

172 anos de Rodin

Auguste Rodin, escultor francês que completaria 172 anos hoje, é homenageado pelo Google com um logotipo especial em sua página inicial nesta segunda-feira. O doodle destaca uma das obras mais importantes do artista, a escultura O Pensador, que retrata um homem em meditação.

Auguste Rodin nasce em Paris em 1840 e é considerado o pai da escultura moderna. Filho de uma família da classe operária parisiense, Rodin é aceito na Escola de Artes Decorativas e posteriormente na Academia de Belas-Artes. Entre suas obras mais célebres estão "O Beijo" e "Porta do Inferno". O escultor morre em 1917, e seu corpo está sepultado em um museu em Meudon. No Brasil, podemos ver algumas de suas obras na Pinacoteca de São Paulo.

"O Beijo"


"
"Porta do Inferno"
A exemplo do que tantas vezes acontece com grandes artistas, a primeira obra de Rodin, "O Homem de Nariz Quebrado" (1864), não é aceita no Salon de Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, algo inacabado. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no conceito de "non finito". No ano de 1875, Rodin conhece Meunier e realiza uma viagem à Itália, de importância fundamental para sua futura estatuária. Lá se interessa principalmente pela obra de Michelangelo, mais precisamente pela escultura "O Prisioneiro", que o mestre deixou inacabada, influência esta que o liberta do academicismo. Na sua volta, o escultor visita e estuda as catedrais góticas. Em pouco tempo cria seu famoso "São João Batista Pregando" (1878).

"São João Batista Pregando"
Na contemplação de fragmentos de esculturas clássicas, Rodin compreende até que ponto uma parte da obra era capaz de representar o todo dela. Assim, começa fazendo obras cerceadas, por assim dizer, algo que ninguém jamais havia tentado. Exemplo disso são "O Homem que Caminha" e "Torso". No entanto, esses fragmentos de obras não são produto de um capricho artístico. Na obra "A Mão de Deus", há uma ambivalência de significados: a mão divina é na realidade a de um escultor em plena atividade. E é exatamente o que Rodin tenta plasmar ao longo de toda a sua obra: o momento da criação. Por esse motivo que ele pode ser considerado um verdadeiro impressionista.

"O Pensador"
Suas obras mais célebres, "O Beijo", que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, "O Pensador", da mesma série, e o "Retrato de Balzac" confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Musée Rodin), situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão.

Detalhe da assinatura de Rodin em uma obra na Pinacoteca de SP

"Denaide"
Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem teve um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos seus trabalhos. À época, foi considerada insana e terminou seus dias internada em um manicômio.

Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.

Pátio com algumas esculturas de Rodin na Pinacoteca de SP

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis