terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Caravaggio nas lentes de Miro

Azemiro de Souza, mais conhecido como Miro, fotógrafo brasileiro voltado para o mercado da moda e publicidade, reproduz obras do pintor Caravaggio. Natural de Bebedouro, é considerado por muitos o mais talentoso fotógrafo de moda do país.

A foto de São Jerônimo (o velho com barbas brancas escrevendo num pergaminho, abaixo) foi capturada num clique que custou mais de um ano de trabalho, milhares de polaroides, centenas de rolos de filme. E tudo começou com uma síndrome de pânico. Miro achava que estava se aproximando da morte mas, ao invés de fugir dela, foi ao seu encontro para fotografá-la. Essa busca o levou até os grandes mestres da pintura italiana e espanhola e o fez produzir alguns dos trabalhos mais bonitos da sua carreira, a série Vanités. Crânios, ossos, velhos esqueléticos, ratos, lesmas, tudo ganha beleza e dignidade sob a luz, a produção, o cenário, o figurino e o talento de Miro.

Miro, como é conhecido Azemiro de Souza, nasceu há 61 anos em Bebedouro, interior de São Paulo. Aos 19 anos, mudou-se para a capital sem um rumo profissional certo. O primeiro emprego foi como laboratorista e, depois, como assistente. Miro começou a fotografar no início dos anos 70. Em 1973, mudou-se para Paris, onde trabalhou com o diretor de arte Peter Knapp



Quando voltou ao Brasil, o fotógrafo passou a trabalhar com moda e publicidade, e nas últimas décadas foi responsável por várias campanhas premiadas e imagens que se tornaram clássicos dos ensaios editoriais de revistas como Vogue, Interview e Marie Claire. Além disso, Miro fotografou para anúncios para as marcas Lycra, Hering, Melissa, Fiorucci e Forum. Em 2010, toda a obra e a história do profissional foram registradas no livro “Miro – Artesão da Luz".


Fonte: Meio e Mensagem

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis