quarta-feira, 6 de junho de 2007

mas... o que é arte afinal??!

Nelson Leirner "Você faz parte" [1964] MAC USP

Todo mundo certamente já viveu uma sensação de ser tomado por uma perplexidade muito grande diante de alguma coisa. Porque nossos olhos se fixaram numa configuração qquer de objetos, em posições de pessoas ou relações de cores. Isso acontece porque na nossa cabeça, frequentemente, arte é aquilo que não pertence ao cotidiano. Mas a arte sempre esteve no dia-a-dia.
O que vem à tona nessa discussão toda sobre o que é que o que não é arte, é que existe uma imagem da arte [e de artista] que foi cristalizada pela tradição romântica. Na cabeça da gente, o artista é aquele "ser" inspirado que produz uma obra-prima.
Porém, quando a gente entra no campo da arte moderna, a gente descobre que a arte ganha dimemsões que nunca tinham sido exploradas antes. A pintura abstrata por exemplo, é uma pintura objeto. Por que o objeto da pintura abstrata passa a ser ela mesma [ ! ]. Hehehe! Explico: a gente não pode olhar uma pintura abstrata e construir uma fábula, uma história. O que há aqui é uma relação interna de cor e forma, e isto basta. A pintura é objeto. É uma pintura objeto.
E o belo? Ser ou não ser belo, não é a questão neste caso. Os artista modernos e contemporâneos relativizaram o conceito de belo como categoria artística.
Mas... o que isso significa??? Significa que você pode fazer objetos de arte com as coisas mais mais doces e mais simpáticas e também com as mais nojentas e mais repugnantes. A arte está também no mau gosto. Aliás... a arte não tem compromisso com o bom gosto! (adoro essa frase... rs!!!). As investidas da arte moderna e contemporânea criticaram as idéias de belo e de bom gosto como sendo as únicas idéias dignas de serem artísticas.
Hoje, o artístico pode parecer de muitas formas.



>> listen .................................. luxúria // cinderela

2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

e tenho uma pergunta que me incomoda: o que diferencia arte de artesanato?
beijão do gordo

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

Fiz uma reflexão sobre o tema há algum tempo, sem mto sucesso, é claro:
http://pontoscegos.blogspot.com/2007/02/arte-e-artesanato.html

mas se é a produção em série um critério: gravura é arte? arte digital é arte? foto é arte?

ShareThis