sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Ele é mesmo um gênio!

"Leonardo da Vinci: o gênio europeu" é mais um dos eventos culturais patrocinados em 2007 pela União Européia em comemoração aos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma, que lançou as bases para a formação do bloco.
"Da Vinci é uma personalidade que ultrapassa normas e o tempo. Com um espírito que toca a todos e métodos revolucionários, marcou sua época, mas continua a marcar a humanidade com sua modernidade e seu gênio precursor”, afirma Carlo Pedretti, um dos curadores da exposição. "Será a primeira e única vez que todas as suas maiores obras estarão reunidas em um mesmo lugar."
O lugar em questão é a Basílica de Koekelberg, em Bruxelas, a quinta maior igreja do mundo, onde a mostra poderá ser visitada até 15 de março de 2008.
Famoso por pinturas como A Última Ceia e Mona Lisa, Leonardo da Vinci foi um gênio multidisciplinar: arquiteto, escultor, inventor, engenheiro, pesquisador da anatomia humana e incansável observador das leis naturais.
Dividida em quatro temas - o homem, o artista, o engenheiro e o humanista - a exposição reunirá em 3 mil metros quadrados obras originais, maquetes e documentos inéditos do célebre italiano.

Basílica de Koekelberg, que recebe o que está sendo anunciado como "a maior e mais completa exposição" sobre o ícone do renascentismo italiano, Leonardo Da Vinci.

Da Vinci é considerado uma "herança intelectual", seus códices reúnem anotações, técnicas e desenhos sobre suas descobertas, pesquisas e invenções.

Pela primeira vez várias obras de Da Vinci estarão reunidas numa mesma exposição. Uma delas será o desenho Homem Vitruviano, baseado nas proporções matemáticas do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, com o qual o artista ilustrou um de seus estudos sobre anatomia.

Da Vinci continua a marcar a humanidade com sua modernidade e seu gênio precursor. Um exemplo é esta maquete de uma das máquinas voadoras projetadas pelo artista há mais de cinco séculos, conservada até hoje.


Fonte: BBC Brasil



>>> listen.......... pearl jam//yellow ledbetter

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Tay disse...

Que lindo seu post Cíntia..

Leonardo da Vinci é mesmo um gênio, embora eu não saiba muita coisa dele é inegável o valor de suas obras e o tamanho da minha ignorância..

Td de bom prá vc tá?!?!

Um super beijo........

Anônimo disse...

Oi linda!

Leonardo da Vinci, grande sujeito! Muito legal seu blog! Adorei!

Bj!

Giovana disse...

Leia o Código Da Vinci.
É meio bobo sob o aspecto de Best Seller, mas trás informações interessantes sobre o Leonardo. É uma leitura para a hora do recreio, sem pretensões acadêmicas. Informações laterais, eu diria.
Bj

ShareThis