sábado, 15 de setembro de 2007

Você já deve ter reparado que eu sempre coloco fragmentos das minhas aulas lá do curso de Artes Visuais, né? Além de gostar de arte, acabo estudando, pois quando escrevo essas postagens me lembro de toda a aula para colocar informações aqui.
E nesse período (estou no 4º, são 6º no total... quase na reta final!) começamos a trabalhar pigmentos naturais na matéria "Análise de Materiais Expressivos". Confesso que foi uma verdadeira maratona realizar todos os procedimentos que o professor pediu... mas consegui. Num deles tivemos que juntar flores (15 espécies ao todo) de várias cores e extrair a cor delas para criar o pigmento natural.
Mas o mais bacana disso tudo é saber que antigamente, bem antigamente meeesmo, lá pelo século XVI, os pintores também usavam esse tipo de pigmento para pintar suas telas. Eram as têmperas, a maioria feitas com gema de ovo, as têmperas à ovo.
Imagine que um grande pintor como o Botticelli, realizou verdadeiras obras-primas com têmpera à ovo! Essa tela aí embaixo é toda feita com têmpera. Ele retirava pigmentos para misturar com a gema através de terra, folhas, flores e até pedras preciosas como esmeralda e rubi:


Reparem na perfeição dessas cores, ele consegue inclusive adicionar certas transparências nos vestidos! Impressionante, heim?! Esse quadro pertence ao Renascimento e o autor, Sandro Botticelli, definia seus quadros de acordo com a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso as figuras humanas dos quadros dele são belas, porque manifestam a graça divina e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus.

O fds será longo, muitos trabalhos a fazer, semana de provas... aff! Desenhos, projeto ortogonal (em outra postagem explico o que é isso, muito legal), tela com têmpera, materiais em cerâmica etc etc etc.



>>> listen .......... sting//we'll be together

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana Damaceno disse...

Nossa! Aula de arte é aqui. Tem sempre novidade, coisa que eu não sabia.
Ando aprendndo um bocado com essas visitas.

ShareThis