domingo, 22 de junho de 2008

Agora conto como foi!


Ainda estou decantando todas as informações obtidas nessa aula-palestra dada pela artista plástica Edith Derdyk ontem em Barra Mansa.
Que pessoa maravilhosa! Generosa e extremanente antenada com seu tempo. Falamos sobre desenho contemporâneo: o que é e como é. Derdyk levantou várias questões e respondeu todas as nossas dúvidas. Falamos sobre estética, o fazer artístico, o como fazer. E tudo de uma maneira bem fácil de assimilar, pois ela perguntava e cada um colocava suas observações e linha de pensamento. "O que é estética?" "O que vcs acham que é criatividade? E criação?" E assim ela ia desenhando um cenário onde as questões se entrelaçavam umas com as outras até chegarmos no ponto principal de nossa aula: o desenho.
Outro ponto importante abordado foi a importância do arte-educador hoje. Na verdade arte e educação devem ser analisadas separadamente, uma vez que nem sempre as instituições de ensino enxergam a arte como deveriam. A maioria das escolas acha que a arte ainda tem o compromisso com a beleza e a cópia da realidade que se vê ao redor, assim acabam aprisionando o fazer artístico infantil quando dizem para pintar isso ou aquilo, ou quando simplesmente perguntam para uma criança de 3 anos o que é isso que ela desenhou.
Todos ficaram muito satisfeitos e minha única ressalva foi o fato de não ter dado tempo de colocarmos a "mão na massa" - pois a tarde iríamos para o laboratório de desenho praticar tudo o que conversamos na parte da manhã.
Bem, ressalvas à parte, só tenho a agradecer à Profa. Andréa Auad a grande oportunidade de poder comparecer nesse laboratório delicioso que me proporcionou ainda mais saber nesse campo vasto e impressionantemente rico que é o do desenho!




>>> listening .......... home sweet home//motley crue

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis