segunda-feira, 23 de junho de 2008

Teatro de Qualidade


SOMBRAS QUE SE AGITAM...


A Prefeitura Municipal de Volta Redonda em conjunto com o curso de Pós-graduação, do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, Teatro: linguagem e interfaces, coordenado por Almir Ribeiro e Beatriz Wey realiza a primeira mostra de Teatro Investigativo SOMBRAS AGITADAS.

Inspirado em uma frase de Antonin Artaud, o nome da Mostra sublinha o seu objetivo fomentador. Vinculado a um projeto acadêmico de pós-graduação, mas ressaltando seu escopo formador de públicos, o caráter dos quatro espetáculos trazidos à cidade, busca fornecer através de discussões e debates posteriores às apresentações, um contato mais íntimo com os artistas do palco e estimular a discussão artística, cultural e científica do Teatro.

Qualificar público e artistas é uma das propostas do curso de Pós-graduação Teatro: linguagem e interfaces do UBM e a Mostra de Teatro SOMBRAS AGITADAS é um desdobramento natural desta idéia.


PROGRAMAÇÃO
-----------------------
  • Teatro Gacemss 1

27 de junho - sexta-feira - 20h
"A Máscara na Energia do Ator"
Com o grupo Moitará - RJ
Direção: Venicio Fonseca
Atores: Érika Retti, André Marcos e Fabiano Manhães

28 de junho - sábado - 20h
"Para acabar de vez com o Julgamento de Artaud"
Textos de Antonin Artaud
Direção e interpretação: Samir Murad - RJ


  • Teatro Gacemss 2

29 de junho - domingo - 15h
"Tem areia no Maiô (infantil)"
Com o grupo As Marias da Graça - RJ
Atores: Karla Conká, Samantha Anciães, Geni Viegas e Vera Ribeiro

29 de junho - domingo - 20h
"O Livro de Júlia"
Com o Teatro UBM
Direção e dramaturgia: Almir Ribeiro
Atores: Alisson Minas, Beatriz Wey, Paola Nogueira, Thiago Delleprane.

Após cada apresentação será realizado um debate com os atores


"A MÁSCARA NA ENERGIA DO ATOR"


Mesclando cenas e falas, A Máscara na Energia do Ator é uma palestra-espetáculo que se desenvolve de forma lúdica e dinâmica, envolvendo o espectador nas situações, contextos e possibilidades de cada máscara. Junto aos atores, o público vivencia a experiência criativa de, partindo do simples estado de percepção aguçada, passar à um estágio embrionário e animalesco do ser e depois para a delineação de um personagem com poder de nos fazer rir e chorar.
Fundado em 1988 por Venício Fonseca e Erika Retti, o Grupo Teatral Moitará desenvolve uma singular e riquíssima pesquisa cênica centrada na máscara teatral. Seus espetáculos já foram vistos em quase todas as capitais do país.

"PARA ACABAR DE VEZ COM O JULGAMENTO DE ARTAUD"

Após percorrer inúmeras instituições psiquiátricas e teatros do Rio de Janeiro, foi considerado um dos dez melhores espetáculos do ano por Bárbara Heliodora, crítica do jornal O Globo. Dramaturgo, ensaísta, ator e diretor de Teatro do início do século XX, Antonin Artaud, considerado louco, possuía idéias avançadas demais para a época e isso lhe custou nove anos de internamentos em manicômios na França.
Misturando realidade, sonhos e visões de Artaud, o trabalho abre espaço para a reflexão sobre o espaço do artista dentro da sociedade e sobre a relação entre a Arte e a loucura. O título da peça é inspirado no poema radiofônico Para acabar de vez com o julgamento de Deus que Artaud escreveu ao sair de seu último exílio.


"TEM AREIA NO MAIÔ (infantil)"

Tem areia no maiô conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia num belo Domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia, as Marias fazem um strip-tease desfilando seus maiôs graciosos e divertidos. Enfrentam os perigos do mar, chuvas de verão e claro, areia no maiô. Contam piadas, jogam frescobol e dançam ao som de Roberto Carlos, Elza Soares e Rita Pavone.
Tem areia no maiô depois de cumprir algumas temporadas no Rio de Janeiro, visitou várias cidades pelo Brasil e em 2003 foi convidado para o Festival de Palhaças do Principado de Andorra.


"O LIVRO DE JÚLIA"

O espetáculo conta a história da menina Júlia que decide reescrever a história dolorosa da separação abrupta de seus pais. Júlia reescreve seu destino e, a partir dessa experiência, se descobre autora de sua vida.
Remontagem do espetáculo que já foi apresentado em várias cidades do país e do exterior (Argentina e Chile). Foi vencedor do festival de Nova Friburgo em 2001 nas categorias Melhor direção, Melhor dramaturgia, Melhor iluminação, Melhor figurino e Melhor trilha sonora.

Direção artística: Almir Ribeiro
Produção Executiva: Beatriz Wey
Assistente de produção: Thiago Delleprane


“Mas o verdadeiro Teatro,
porque se move e porque se serve de instrumentos vivos,
continua a agitar sombras nas quais a vida
nunca deixou de tremular”.
(Antonin Artaud)


Data: 27, 28 e 29 de junho
Local: Teatro Gacemss 1 e 2
Rua 14, 22 - Vila Santa Cecília - Volta Redonda

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis