sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Eu queria ir em todas as exposições!

Muitas exposições estão agitando o circuito Rio/Sampa nese início de ano. Ai, que vontade de visitar todas e fruir cada momento em cada uma delas.
A mais recente está rolando no Museu de Arte Brasileira da Faap, que celebra a aquisição de mais um novo conjunto de obras de arte. Isso é muito bacana, pois obras que antes estavam guardadas podem ser vistas e admiradas pelos expectadores.
O nome da exposição é "Recentes na Coleção" e reúne obras de 24 artistas representantes do modernismo, do abstracionismo e da arte contemporânea brasileira, entre os quais Anita Malfatti, Colette Pujol e Tuneu. Olha que maravilha! Ao todo são 46 obras entre pinturas, desenhos, objetos, fotografias e instalação doadas e/ou adquiridas pela instituição nos últimos quatro anos.
Eu admiro muito essa busca por raridades e quando isso acontece, como agora, podemos penetrar no fascinante mundo desses artistas em obras nunca antes vistas pelo público.

Nessa exposição em especial o visitante vai poder ver raridades como essa tela (Um Professor) de Anita Malfatti - grande artista modernista que viveu intensamente com sua arte na década de 20. Passou a ser conhecida após uma de suas exposições (organizada por Di Cavalcanti), quando o escritor Monteiro Lobato fez uma crítica destrutiva da artista que quase acabou com sua fabulosa carreira. Após essa época, alterou sua temática, produzindo naturezas-mortas, retratos, paisagens e cenas populares. Essa exposição foi considerada um marco na arte modernista brasileira, pois deu início a um grande momento nacional: a Semana de 22.
Na época, Monteiro Lobato a chamou de "Anita Malfeita" ao se deparar com uma pintura expressionista cheia de vigor e pinceladas marcantes. Para o Brasil daquela época, isso era um insulto aos artistas com suas telas acadêmicas e lineares. A exposição de Anita marcou a história da arte brasileira e abriu as portas para grande talentos como Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Mário de Andrade entre outros.



. . . . . . . .
O que: "Recentes na Coleção"
Onde: Museu de Arte Brasileira da Faap (rua Alagoas, 903 - Higienópolis, tel.: (11) 3662-7198

Quando: de 5 à 10 de fevereiro, de terça a sexta, das 10h às 20h e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.




>>> listening .......... viva la vida//coldplay

2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Aprendendo com Sibucs. Gostei!

Frávia, a dona do brog disse...

Idem!!!!!!! rs

ShareThis