quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mais Arte Contemporânea

MAM expõe retrospectiva do pintor carioca Jorge Guinle

"Diurno" (1983)

A exposição no MAM é a primeira grande retrospectiva dedicada a Jorge Guinle desde sua morte, em 1987, e se concentra em pinturas e desenhos produzidos nos anos 1980.
Guinle pintava com muito vigor e nada ao redor de seus trabalhos fugia do rastro de sua composição pictórica, extasiante e vibrante. Tal vigor está presente na exposição do museu paulistano, com 54 trabalhos entre pinturas e desenhos (18 a mais que na mostra apresentada na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, em 2008).
A exposição traz um pouco do clima dos anos 80, quando a pintura é revalorizada aqui e vários ícones da arte contemporânea brasileira surgem e ressurgem. Grandes artistas se afirmaram nessa década. Muitos se aproximam da transvanguarda, que revaloriza a pintura e a escultura e recupera linguagens e elementos do passado.


"Florescer" (1981): sintetiza a primeira grande fase de Guinle, quando ainda há alguma figuração. A pintura também tem "respiro" e é mais plana.


Jorge Guinle é um importante incentivador da revalorização da pintura promovida pelo grupo de jovens artistas conhecido como Geração 80. Participa da mostra "Como Vai Você, Geração 80?", na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro, 1984; escreve um texto para a edição especial da revista "Módulo" dedicada a essa mostra; participa de várias exposições e eventos realizados por esses artistas e escreve sobre suas obras.
Nessa época seu trabalho ganha repercussão e integra as principais exposições de arte do país. A produção do artista, concentrada em seus últimos sete anos de vida, é dedicada sobretudo à pintura, que chama atenção pelo vigor e pela intrincada referência que faz aos movimentos artísticos modernos e contemporâneos.
Depois da morte de Guinle, em 1987, essa é a primeira grande retrospectiva em SP dedicada ao artista nascido em Nova York e que tornou-se um dos principais nomes do lado carioca da Geração 80.


. . . . . .
Jorge Guinle - Belo Caos
Quando: De terça à domingo, das 10h às 18h; até 22/3/09
Onde: MAM-SP (Parque Ibirapuera, portão 3, tel. 0/xx/11/5085-1300)
Quanto: R$ 5,50

2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Uêba!
Adorei a chamadinha....
rsrrss

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

ShareThis