quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Memorial da América Latina revê 20 anos de exposições de artes

O Memorial da América Latina recebe na Galeria Marta Traba, a partir de 19 de fevereiro a exposição "Memorial Revisitado, 20 Anos", que reúne obras de importantes artistas que já foram exibidas no Memorial ao longo de seus 20 anos.

"Pescadores" - Di Cavalcanti

A mostra é composta por muitas obras, entre elas um núcleo histórico de grandes mestres latino-americanos, entre eles Wifredo Lam, Jesus Rafael Soto, Leon Ferrari, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Leonilson, Di Cavalcanti, Lasar Segall, entre outros, e um núcleo de arte contemporânea, representado nomes como Tomie Ohtake, Ernesto Neto, Leda Catunda, Nazareth Pacheco, José Spaniol, José Rufino, Florian Raiss, Artur Lescher e José Roberto Aguillar, entre outros.


"Boi" - Brecheret

Gente, muitos desses nomes são poucos conhecidos pelo público em geral, mas posso afirmar que essa é a "nata", são grandes mestres da arte latino-americana que tem uma linguagem coerente e sempre atenta ao que está ao redor. Cada um no seu estilo e com mensagens pertinentes à sociedade, cada um ao seu tempo.
Ilustrei a postagem com duas figuras que eu adoro e são ícones da arte brasileira: Di Cavalcanti e Brecheret, que estão presentes nessa exposição.
O Di (como minha professora Andrea Auad o chama) é um artista tremendo e suas telas são carregadas de lirismo, revelando símbolos de uma brasilidade personificada nas mulatas que observam a vida passar, nas moças sensuais, foliões e pescadores. Ele descreve o jeito brasileiro com uma luminoisidade ímpar.
Já o Brecheret, é um escultor maravilhoso que conseguiu uma direção inovadora para a atualização da escultura brasileira em relação aos níveis internacionais contemporâneos, especialmente pela recusa de um academismo, com aquelas esculturas estilizadas.
Nessas duas obras, dá pra perceber a intensidade de ambos!



. . . . . . . .
O que: Memorial Revisitado, 20 anos
Onde: Galeria Marta Traba - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda - Oeste - SP

Quando:
de 19 a 31 de março, de terça a domingo, das 9h às 18h.
Info: Telefone: 11 3823-4600

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Cessel disse...

Já tive o prazer de visitar o Museu da América Latina e ver de perto obras de Di Cavalcanti e Portinari. É muito bom ter acesso a esse tipo de coisa.

ShareThis