terça-feira, 21 de abril de 2009

Prêmio Sony de Fotografia 2009

A série de fotografias sobre desertos no sudoeste americano
rendeu o prêmio principal ao fotógrafo David Zimmerman.

O fotógrafo americano David Zimmerman ganhou nesta quinta-feira (16), em uma cerimônia no Palácio dos Festivais em Cannes, o prêmio de Fotógrafo do Ano do Sony World Photography Awards , que celebra a fotografia mundial. Zimmerman competiu na categoria "Paisagens" com uma série de fotografias mostrando o frágil ecossistema dos desertos americanos (veja aqui a galeria de imagens de Zimmerman no site da Sony).
Além do título, ele recebeu US$ 25 mil dólares e equipamento fotográfico da Sony (ui!).


O canadense Julian Abram Wainwright venceu na categoria esportes
com fotos das provas de mergulho masculinas nas Olimpíadas de Pequim.

"Minha documentação desses impressionantes desertos pelo Arizona, Novo México, Califórnia e Nevada continua, num esforço para influenciar a preservação através da conscientização pública, opinião e ação", disse Zimmerman.
"Nós moramos numa época de conscientização ambiental. Também é uma era da imagem. Os dois podem coexistir para nos dar uma imagem mais distinta do uso e abuso de nossos oceanos e da amada terra firme, que sofre um risco muito maior do que nós admitimos ou sabemos", disse Bruce Davidson, em nome do comitê de julgamento. "Tanto a imagem como seu significado coincidem nas fotografias de David Zimmerman. Em seu foco apurado e sensual, nos tornamos mais conscientes de onde estamos enquanto humanos nos depósitos de areia formados pelo tempo."


O americano Dustin Humphrey venceu na categoria publicidade com uma série de
fotos de uma instalaçao submarina para uma empresa de acessórios para surfe.

"Estou muito feliz com a vitória dessas paisagens de deserto, já que elas representam habilidade fotográfica e uma consciência do meio ambiente, e vão além das simples fotografias mostrando a terra e o céu", disse outra integrante do juri, Zelda Cheatle.
O prêmio, criado em 2007, contempla 12 categorias profissionais e oito categorias amadoras. Vincent Foong, de Cingapura, recebeu o prêmio de Fotógrafo do Ano entre os amadores, na categoria História Natural. O canadense Julian Abram Wainwright venceu na categoria esportes.

Veja aqui a galeria com todas as imagens premiadas.



Fonte: BBC Último Segundo




>>> listening .......... The Wallflowers//6th Avenue Heartache

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Cessel disse...

Nós, simples mortais, também podemos concorrer a esse prêmio? Eu quero!

ShareThis