quinta-feira, 14 de maio de 2009

Action Painting

Postei hoje um video do Jackson Pollock, feito em 1951 que eu amo. Conheci realmente o trabalho desse gênio da pintura moderna na faculdade. Pollock foi um expressionista abstrato americano que levou uma vida tumultuada e acabou marcando profundamente a história da arte moderna. Viveu emoções que o levaram da depressão ao êxtase e terminaram por transformá-lo num alcoólatra.
Aos 44 anos, quando voltava dirigindo embriagado de uma festa, morreu em um acidente de carro. Ele simplesmente chocou-se com uma árvore. Há quem diga que, propositalmente, provocou o acidente. Nunca se soube com certeza.

Cena do filme "Pollock", com Ed Harris.

Pollock veio de uma família com vários artistas, mas ele se diferenciou pelos seus métodos. Suas telas, sempre imensas, eram pintadas antes de serem esticadas. Isso permitia que o ele pudesse praticamente caminhar sobre a tela, fazendo parte dela durante o processo criativo. A pintura dele também era diferente. Deixava a tinta escorrer de latas furadas ou as espalhava usando pedaços de madeira, ferramentas, escovas de dente, espátulas e outros processos, abandonando definitivamente o pincel. O resultado é muito marcante.

Action Painting é o nome dado ao método criado por Pollock. Eu diria que action paint é o fato de "pintar em ação", caminhando sobre e ao redor da tela. Os gestos dramáticos dele no ato de usar as tintas com o abandono do tradicional cavalete, foram atitudes fortes e marcantes. As primeiras aparições para a fama aconteceram com fotos dele trabalhando de forma enérgica seus gestos no ato de pintar.

No filme "Pollock", Ed Harris dá vida ao artista lindamente e com toda a emoção esperada. Quem puder ter acesso e assistir, faça-o! O vídeo que eu destaquei nesta postagem, aparece no filme sendo feita pelos diretores Hans Namuth e Paul Falkenberg, em 1951, no atelier de Pollock.

Aliás, a imagem que ilustra meu banner do blog é um fragmento de uma obra do Pollock ["Number 8", 1949, Neuberger Museum of Art]!
Navegando pela web em busca de detalhes pra compor este post, descobri um site muito legal onde vc mesmo pode criar o "seu" Jackson Pollock. Vc vai mexendo com o mouse e vai criando a composição em action painitg e a cada clique do mouse sua tinta muda de cor. Para reiniciar a tela, é só pressionar a barra de espaço. Quer experimentar? Clique aqui!
Eu tentei (foto abaixo) mas acho que preciso treinar mais um pouco... rsrsrsr!

Polock by Cintia... (eu sei que ficou tosco...)


Agora divirtam-se com o video!

4 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Cessel disse...

Se você me dissesse que o seu Pollock era um original eu acreditaria!

Giovana disse...

Bom, vou fazer minha tentativa lá. Mas se ficar tosco eu nem divulgo. hehehe!

Jane C.Z. disse...

Tentei, mas só dava tinta preta...
E no post abaixo, o da DESCONSTRUÇÃO DO ESPAÇO, de onde você copiou a foto da árvore encapada de lã??

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Jane
A foto da árvore, eu recebi por email mas não sei de quem é nem tampouco se é mesmo uma instalação.
bjs

ShareThis