quarta-feira, 30 de setembro de 2009

"Pop Life, Art In A Material World"



Entre os dias 1º de outubro e 17 de janeiro, o museu londrino Tate Modern sedia a exposição "Pop Life, Art In A Material World" (Vida Pop: arte em um mundo materialista), que inclui trabalhos de Andy Warhol, Jeff Koons e Takashi Murakami.

Na mostra, os artistas mesclam apelo comercial e glamour em obras pra lá de atuais. Seguindo a premissa de Andy Warhol, que dizia que “um bom negócio é a melhor arte”, a exposição em Londres propõe-se a examinar como os artistas cultivam a própria imagem por meio das obras que produzem. As peças expostas conciliam mídia, comércio e glamour.

Takashi Murakami



O criador e a criatura. "Hiropon", a menina mangá que pula corda.

Preciso abrir um parágrafo para falar desse artista. A arte de Murakami é influenciada pela cultura de animes e mangás (desenhos animados e quadrinhos japoneses, respectivamente). Grande parte da sua produção consiste em telas com figuras planas e coloridas, baseadas na cultura pop japonesa, além de grandes estátuas de personagens. Em 2008, Murakami foi o único artista plástico a entrar na lista das “100 pessoas mais influentes” da revista Time. Atualmente ele é um dos maiores nomes da arte contemporânea japonesa.


Murakami e a obra "Kirsten Dunst & McG & Me"

Pós-graduado, com mestrado e doutorado pela Tokyo National University of Fine Arts and Music; Murakami cria desde pinturas até esculturas minimalistas e costuma assinar seus trabalhos com o nome artístico “Mr. DOB”.


Na obra "Cowboy", o menino mangá com seu "jato superpoderoso!"

Foi ele quem criou o “Superflat”, movimento pós-modernista influenciado pelo mangá e animê em que se igualam as classes sócio-culturais. E também foi ele que, há quatro anos, criou a versão colorida do monograma LV - Louis Vuitton, em parceria com o estilista Marc Jacobs!




"Flowerball", minha obra favorita, adoro essas florzinhas risonhas.

Ultimamente, Takashi Murakami tem sido um dos meus artistas contemporâneos preferidos. Meu deu uma baita vontade de ir até Londres só para conferir essa exposiçao.. ai, ai...




Fonte: Uol Entretenimento; Made in Japan

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Cessel disse...

Eu achei sensacional a arte dele! É direta e critica uma cultura bem enraizada no país dele, os mangás. Será que uma exposição dessa acaba chegando pra gente aqui no Brasil?

CS Empreendimentos Digitais disse...

Poxa, seria sensacional, heim?!

A FADA DAS AGULHAS disse...

Olá querida!
Muito interessante!!
Gostei muito!
Um grande beijo e muita luz!

ShareThis