quinta-feira, 15 de abril de 2010

Grandes Pintores | Matisse


 
"A Dança", Henry Matisse, 1910, óleo sobre tela, Museu de São Petesburgo.

Henri Émile Benoît Matisse é mais um dos grandes gênios da arte mundial e um dos grandes representantes do modernismo. Foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Com sua pintura forte, cheia de vida e cor, ele demostra como se faz arte fora e acima da história. A arte conserva e restabelece nos homens a alegria de viver, destruída pela tragédia de sua história - o século XX foi marcado por grande tragédias como 1ª e 2ª Guerras Mundiais, Nazismo, Facismo, Revolução Russa, Stalinismo.

Como muitos artistas, Matisse viveu duas guerras. Sofreu com elas mas não permitiu que se revelasse numa pintura uma pinta sequer da dor do mundo. Ao contrário, ele queria diminuir tanta dor com alegria e a tela "A Dança", a mais célebre de todas, mostra isso muito bem.

 "O Peixe Dourado", 1912, óleo sobre tela, Pushkin Museum of Art, Moscou.
 
Eu adoro as obras dele e "A Dança" é uma das minhas favoritas. No começo de sua carreira, ele seguiu um estilo tradicional. E foi só a partir de 1907, que passou a pintar dentro de algum estilo artístico, o Fauvismo - um movimento artístico do começo do século XX que teve início em 1901. A palavra tem origem no vocábulo francês "fauves" que significa "feras". Este movimento seguiu características expressionistas. Matisse é conhecido como o pai deste movimento.


"Mulher com Chapéu", 1905, óleo sobre tela, 
Museu de Arte Moderna de São Francisco.

Matisse usou a cor como destaque principal de suas obras. Utilizou-se de formatos variados usou a simplificação e a exclusão de detalhes em muitas de suas pinturas. Buscou passar equilíbrio e tranqüilidade, trabalhando sempre a organização estrutural dos elementos. Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade e usando a mesma intensidade cromática em suas obras.

"O Quarto Vermelho", 1908, óleo sobre tela, The Hermitage em São. Petersburgo.

Se hoje vemos impressões, roupas e estilos com cores fortes e marcantes, é graças à ousadia de Matisse que um dia tomou seu caminho no gosto pela pintura baseada numa construção de campos de cor e padronagens. Com isso, tornou-se um dos grandes mestres do século XX.

4 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Suziley disse...

Lindo, Cintia!! Beijos, :)

CS Empreendimentos Digitais disse...

Ele é demaaaaaaaaais!
#amo

Taddeu Vargas disse...

Olá Cintia! Grande artista, grandes obras, grande Blog! Parabéns! Visita obrigatória, teu blog é cultural interessante!
Beijo grande!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Obrigada Taddeu!
Obrigada.

ShareThis