quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reforma do Palácio Guanabara

Foto: Luiza Reis-11.fev.2011/Governo do Rio de Janeiro.

Semana passada criei uma postagem sobre os azulejos de Portugal e agora eles voltam a ser assunto aqui no blog. É que está acontecendo uma reforma no Palácio Guanabara, sede do governo no Rio de Janeiro, desde de 2009 e agora, debaixo de algumas camadas de cimento, foram encontrados azulejos do século 19 e pisos da época da escravatura, período em que a princesa Isabel viveu na mansão em estilo neoclássico.
Todo material encontrado está sendo cuidadosamente restaurado e peças poderão ser vistas pelo público quando o Palácio for reaberto, após o restauro, em julho deste ano.
O palacete instalado no bairro das Laranjeiras, na zona sul da cidade, foi um presente de casamento do imperador Pedro II para a princesa.

Foto: Luiza Reis-11.fev.2011/Governo do Rio de Janeiro.

Quem passa em frente ao local já pode perceber as primeiras mudanças. Depois de vários anos pintado de branco com detalhes em cinza, ele voltou ao seu tom original: o ocre.
Toda a parte elétrica e hidráulica também estão sendo refeita. Antes os salões ficavam cheios de divisórias, com uma enormidade de fios embaralhados pelo chão.
Cerca de cem especialistas trabalham na restauração do Palácio. Desde 1889, quando deixou de ser o Paço Isabel e passou a ser chamado de Palácio Guanabara, esta é a quinta vez que é reformado.


♦ Curiosidade: 'Reforma' pretende alterar o visual do objeto ao contrário da 'Restauração', que tem por objetivo resgatar a aparência original. Nesse caso, acontece os dois, pois parte do Palácio será restaurado e parte modificado - como no caso das instalações elétricas e hidráulicas que serão modernizadas.


Fonte: Folha / Cotidiano

5 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Miss Luca disse...

Oi, Cintia !
Estou aguardando "nervosa" a reabertura do palácio ... tenho passado muito em frente e sempre dou uma conferida se já acabou ....
Vamos juntas !?
Bjs
Lu

CS Empreendimentos Digitais disse...

Vamoooooooooooos!!!!!
Vamos vamos vamos!!!!


bjaum

CS Empreendimentos Digitais disse...

Aí a gente tira um monte de fotos e eu posto aqui! Hehehhe!

Giovana disse...

Restauro é um trabalho maravilhoso. Caro, exige investimento alto, mas que vale muito a pena. Os governos poderiam compreender melhor a importância disso. Tanto prédio ruindo...

Anônimo disse...

Oi interessante este blog parece bem desenvolvido.........boa:)
Gostei muito faz mais posts assim !!

ShareThis