terça-feira, 26 de abril de 2011

Expo. Fayga Ostrower em Barra Mansa

O Centro de Cultura Fazenda da Posse, em Barra Mansa, mais uma vez inaugura uma superexposição!
Fayga Ostrower e o Circuito de Artes Visuais da Região Sul Fluminense começa no dia 06 de maio, às 20h com a presença do Projeto Música nas escolas. A exposição faz parte das comemorações dos 90 anos da artista e é realizada pelo Circuito de Artes Visuais da Região Sul Fluminense que integra: a Galeria de Artes da Fundação CSN em Volta Redonda, o Centro de Cultura Fazenda da Posse em Barra Mansa e o Museu de Arte Moderna de Resende.

Esse circuito tem como objetivo apresentar produções artísticas contemporâneas referenciais para as artes visuais e fomentar discussões acerca de conceitos enunciados através, principalmente, de exposições.

Nascida em Lodz, na Polônia, em 1920, Fayga Ostrower chegou ao Rio de Janeiro na década de 30 aos 13 anos de idade. Tornou-se gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu numerosos e importantes prêmios, entre os quais o Grande Prêmio Nacional de Gravura da Bienal de São Paulo (1957), o Grande Prêmio Internacional da XXIX Bienal de Veneza (1958) e ainda o Grande Prêmio nas bienais de Florença, Buenos Aires, México, Venezuela, entre outros. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas.

 Fayga desenvolveu atividades docentes em diversas universidades por todo o Brasil e no exterior, mas também lecionou para operários e centros comunitários, visando a divulgação da arte. Escreveu vários livros, entre eles "Criatividade e processos de criação"; "Universos da arte"; "Acasos e criação artística"; "A Sensibilidade do intelecto" (Prêmio Jabuti, 1999); "Goya, artista revolucionário e humanista" e "A grandeza humana: cinco séculos, cinco gigantes da arte".
A biografia "Fayga Ostrower", organizada por Carlos Martins, foi lançada em 2002.

 . . . . . . . . . .
"Fayga Ostrower"
Onde: Centrio de Cultura Fazenda da Posse, Barra Mansa.
Quando: 06 de maio de 2011 - 20h (abertura)
Horário: de quarta a domingo, das 11h às 17h.
Quanto: grátis
Contato: (24) 3322 – 3855 / fazendadaposse@uol.com.br

6 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Camponesa de nobre coração disse...

"Universos da Arte" é um livro muito bom!!!! Usei na minha monografia.

Miss Luca disse...

Como vai!?
Adoro a Fayga e ela sempre será um exemplo para os arte-educadores. Qdo esta "expo" estava na Fundação CSN fui visitar ... e agora tô com vontade de ir mais uma vez, hehehehe ... não me canso de ver ....
Bjs
Lu

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Sara, que bom receber sua visita!!!
Esse livro é mesmo maravilhoso!!!

Bjs!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Luca, eu to bem!!!
Eu não fui, vc acredita??
Quero muito ir em BM, vamos ver se vai dar certo. É mesmo uma exposição imperdível.

Bjs!!!

Giovana disse...

Essa eu não conhecia. Trabalho lindo!

Anônimo disse...

Este es un maravilloso recurso útil que usted está proporcionando y que le dan gratis ausente en el precio. Me encanta ver los sitios web, que comprenden el valor de proporcionar un recurso de calidad útiles de forma gratuita. Se? S el viejo lo que va, vuelve el programa.

ShareThis