segunda-feira, 11 de abril de 2011

Museus para o chocolate

Oi gente! Hj eu trouxe alguns museus de dar água na boca...
Pelo mundo há museus dedicados a todo o tipo de coisa. E sobre o chocolate? Sim, há oito museus espalhados pelo planeta dedicados a essa deliciosa iguaria! Selecionei aqui alguns deles.


1) The Chocolate Museum (St. Stephens, Canadá)

Aberto em 1999, o museu conta a história dos irmãos fundadores da Ganong Bros. Ltd., a mais antiga fabricante de doces do Canadá, fundada em 1873. Além de equipamentos e caixas de chocolates antigos, estão disponíveis aos visitantes computadores com displays interativos e quantidade ilimitada de chocolates gratuitos (essa é a melhor parte, não é mesmo??).
As exposições são bilíngues (inglês e francês) e acessíveis a portadores de cadeiras de rodas.
Acesse o site aqui.


2) Choco-Story, The Chocolate Museum (Bruges, Bélgica)

Quase mil objetos remontam a história da origem e da evolução do chocolate, além de revelarem detalhes do processo de produção e das características típicas do produto na Bélgica.
O museu fica no prédio histórico Huis de Crone, erguido em 1490, e tem unidades em Paris e em Praga.
A visita termina com vídeo e degustação (eba!!) de chocolate. Acesse.


3) Cadbury World (Birmingham, Inglaterra)

Até 2009, 8,5 milhões de pessoas já tinham visitado o museu inglês criado pela empresa Cadbury. Inaugurado em 1990, foi projetado para tour interativo sem guia, cuja duração é de três horas. O amplo espaço tem jogos eletrônicos, painéis sensíveis ao toque, vídeos explicativos com efeitos especiais e 14 zonas com decoração cenográfica (foto). É preciso agendar a visita, e está disponível no site o mapa do visitante, com todas as atrações do Cadbury World.Veja o site clicando aqui.


4) Reino do Chocolate (Gramado, RS)

O passeio pelo museu de 1,6 mil metros quadrados inclui minifábrica de chocolate, "túnel do tempo" com ambientes que contam a história do doce, entre outras atrações interativas. A sala da pirâmide asteca (foto) reconstrói a crença daquele povo no Deus Quetzalcoatl, que teria dado a eles as primeiras sementes de cacau. O museu disponibiliza transporte gratuito do hotel até o local mediante reserva, e o ingresso de entrada, que custa R$ 5, pode ser usado para comprar chocolate na loja. Acesse o site.


5) Hershey's World (Pensilvânia, Estados Unidos)

O museu tem unidades em Nova York, Chicago, Shangai, Dubai e Singapura, mas o Hershey's World na Pensilvânia é o maior e mais antigo museu de chocolate da marca. O tour começa com a colheita do cacau, passa por diversos ambientes tematizados e interativos - alguns com carrinhos -, até chegar ao produto final da Hershey's. O visitante também pode fazer seu próprio chocolate com equipamentos de fábrica e opções variadas de recheios, além de desenhar a embalagem do produto e levá-lo para casa. Veja preços, mais atrações e horários de funcionamento no site da Hershey's. Site do museu aqui.


6) Imhoff Schokoladen Museum (Colônia, Alemanha)

Feito de vidro e metal, o prédio de 1993 foi projetado para parecer um navio ancorado à margem do Reno, próximo à parte antiga da cidade. O Schokoladen Museum, de 4.000 metros quadrados, é um dos 10 museus mais visitados da Alemanha. Na entrada, ele tem uma fonte de chocolate de três metros onde se pode mergulhar waffles e experimentar o doce quente derretido. Na jornada pelos 4.000 anos de chocolate, os turistas podem ver verdadeiras árvores de cacau e as máquinas da fábrica. Entre os destaques, há a exibição televisiva e em pôsteres da trajetória das propagandas de chocolate desde 1926.
Veja o site do museu aqui.

3 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Vanessa Pontes disse...

Oi amiga, saudades. Que delícia isso hein! Queria visitar um desses!!!

Beijinhos.

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi linda! Saudades tb, bjs e volte sempre!

Giovana disse...

haha!
pelo menos pra uma coisa eu acho ótimo não ter dinheiro. não posso visitar tais museus. :)

ShareThis