sexta-feira, 17 de junho de 2011

As Cores


Uma coisa tão linda e simples que faz toda a diferença em nossa vida. Desde a roupa que a gente veste até o alimento que comemos, a cor é uma informação decisiva nas nossas escolhas diárias. Mas o que é a cor?
"A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso". Eita! Ou seja: aquilo que vc enxerga como vermelho, é vermelho porque ele emite essa sensação de luz para os seus olhos.

A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra. Assim, o cérebro aprende a corrigir a cor dos objetos, ou seja, se usar um óculos escuro, ao tirá-lo o cérebro mostrará tudo escuro por um tempo até que perceba que deve deixar a correção.

Uma pesquisa realizada por um laboratório de cores, mostrou que as pessoas julgam subconscientemente uma outra pessoa, um ambiente ou um objeto, pela cor. O emocional liga a cor a uma determinada situação. Veja:

- Vermelho: perigo, quente, excitante, sexo. 
- Azul: masculino, frio, calmo, estável. 
- Branco: puro, honesto, frio. 
- Pastel: feminino, sensível, delicado. 
- Laranja: emoção, positivo. 
- Negro: morte, poder, autoridade, seriedade. 
- Rosa: feminino, quente, ardente. 
- Verde; natureza, conforto, esperança, dinheiro. 
- Amarelo: sol, calor, calma, tranquilidade.


Há pessoas que possuem deficiências para perceber as cores, essas atingem mais homens que mulheres. O fato de o homem possuir um só cromossomo X faz com que o número de deficiência seja grande, já nas mulheres, por possuir dois cromossomos X, é necessário que os dois cromossomos estejam defeituosos para que sua visão seja afetada.

A colorimetria, ciência que estuda as cores, desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor. O tom é o que faz com que a cor seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação mostra se a ela é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.


Fonte: Brasil Escola e Wikipédia
Fotos: Google

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis