segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conhecendo Artistas | Ivald Granato FIlho


Ivald Granato Filho nasce em 1949 na cidade de Campos (RJ) e atua como gravador, desenhista, pintor e artista multimídia. Sua carreira começa cedo, sob a influência do cubismo, originado em Paris e que tem como expoente o pintor Pablo Picasso. Conheci por acaso as obras desse grande talento nacional ao navegar nas páginas no site Itaú Cultural. Outra vez revi suas obras expostas no programa do Faustão (Telão do Domingão). E fazendo uma breve pesquisa na internet, reuni aqui algumas informações sobre a vida e a obra desse talento para ilustrar minha tag "Conhecendo Artistas".

No ano de 1966, Granato estuda pintura com Roberto Newman, fundador do Museu de Arte Moderna do Espírito Santo. No ano seguinte, entra para a Escola de Belas Artes da UFRJ. Mas, por motivos pessoais, abandona o curso e muda seu estilo de arte para algo mais político e rebelde, fato bem marcante em muitas de suas obras.


Na década de 70 e 80 apresentou diversas performances e intervenções recorrendo ao vídeo e à fotografia para documentá-las. Sua obra também é composta de telas e litografias e é autor de vários livros. Ainda em 1970, viaja pela América Latina para estudar cores.

Em São Paulo, para onde se muda em 1972, Ivald Granato expõe trabalhos de Mail Art em diversas galerias, entre elas, o Museu de Arte Brasileira e Art Nobile. No ano seguinte, ele abre sua própria galeria na mesma cidade. Por duas vezes (1979 e 1982) recebe da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA o prêmio melhor desenhista do ano.



No início da década de 1980, participa de eventos com a Banda Performática, do artista José Roberto Aguilar, que associa pintura, música, teatro e circo. 
A arte de Granato não é conhecida apenas no Brasil. Seus quadros, gravuras e desenhos foram contemplados por admiradores na Alemanha (Galeria Maeder e Exposição Frankfurt, em 1984), Estados Unidos (International Gallery de New York, em 1988) e Japão (Kramer Galeria de arte , em 1992).


Uma de suas frases marcantes explicou a diferença entre design e arte:

“O design estuda e desenvolve 
objetos com uma finalidade. 
Mas a diferenciação entre design
e arte é difícil de ser determinada. 
Os pintores talvez marquem bem 
essa distinção”.



Ivald Granato atualmente vive e trabalha em São Paulo. Acesse aqui o blog do artista, atualizado por ele mesmo e não deixe de dar uma olhada no site dele também!

Fonte e imagens: Itaú Cultural

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis