As cores vivas tem um estilo vintage, bastante popular hj em dia. Mas a forma como ele consegue esse efeito, aí sim, é que é sensacional.
Bjs
Cintia
- - - - - - - - - -
Cores de Outro Século
Fotógrafo criava fotografias coloridas há cem anos, ainda na era do Império Russo
Fonte: Revista Trip - via: ObviousMag
Em: 14.07.2011
Por: Luiz Filipe Tavares
Fotos: Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii
Com um processo inventivo e muito característico, o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii entrou para a história dando um salto à frente da tecnologia fotográfica da época. Entre 1907 e 1915, quinze anos antes da invenção definitiva do filme fotográfico, ele já era capaz de captar imagens coloridas para captar as diferentes nuances de cor de sua terra natal. A produção era trabalhosa, mas o resultado final era de encher os olhos, ainda mais no leste europeu nos primeiros momentos do século XX.
Apesar de trabalhoso, o processo de composição de imagem de Prokudin-Gorskii é bastante simples. Ele fotografava a mesma cena três vezes usando filme preto e branco. Para cada clique, ele trabalhava com um filtro de cada cor: verde, azul e vermelho. Depois, usando lâminas com lâmpadas coloridas da mesma cor de cada filtro, ele era capaz conseguir o efeito colorido tão sonhado pelos fotógrafos amadores e profissionais da época.
O grande problema do processo era a quantidade de erros gerados. Já que trabalha com três imagens de uma mesma cena, o fotógrafo não podia se dar ao luxo de permitir sequer um movimento da cena clicada. Qualquer movimento, por menor e mais imperceptível que fosse, causaria borrões nas cores. Alguns desses pequenos erros de composição podem ser vistos nesta postagem, junto (lógico!) com os melhores acertos do fotógrafo russo.
![]() |
Poxa, se aquele carinha ali não tivesse se mexido, essa ficaria perfeita! |
Nessa postagem, vê alguns trabalhos selecionados de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii e sua revolucionária técnica de fotografia colorida. Todas as fotos pertencem à Biblioteca do Congresso americano.
![]() |
Aqui, percebe-se nitidamente o movimento da água atrás. |
![]() |
Ops! Ela mexeu o braço! Rsrsrsr! |
0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:
Postar um comentário