quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fotografia no início do séc. XX

Eis o photoshop de antigamente!
As cores vivas tem um estilo vintage, bastante popular hj em dia. Mas a forma como ele consegue esse efeito, aí sim, é que é sensacional.
Bjs
Cintia

- - - - - - - - - -
Cores de Outro Século
Fotógrafo criava fotografias coloridas há cem anos, ainda na era do Império Russo
Fonte: Revista Trip - via: ObviousMag
Em: 14.07.2011
Por: Luiz Filipe Tavares
Fotos: Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii


Com um processo inventivo e muito característico, o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii entrou para a história dando um salto à frente da tecnologia fotográfica da época. Entre 1907 e 1915, quinze anos antes da invenção definitiva do filme fotográfico, ele já era capaz de captar imagens coloridas para captar as diferentes nuances de cor de sua terra natal. A produção era trabalhosa, mas o resultado final era de encher os olhos, ainda mais no leste europeu nos primeiros momentos do século XX.


Apesar de trabalhoso, o processo de composição de imagem de Prokudin-Gorskii é bastante simples. Ele fotografava a mesma cena três vezes usando filme preto e branco. Para cada clique, ele trabalhava com um filtro de cada cor: verde, azul e vermelho. Depois, usando lâminas com  lâmpadas coloridas da mesma cor de cada filtro, ele era capaz conseguir o efeito colorido tão sonhado pelos fotógrafos amadores e profissionais da época.

O grande problema do processo era a quantidade de erros gerados. Já que trabalha com três imagens de uma mesma cena, o fotógrafo não podia se dar ao luxo de permitir sequer um movimento da cena clicada. Qualquer movimento, por menor e mais imperceptível que fosse, causaria borrões nas cores. Alguns desses pequenos erros de composição podem ser vistos nesta postagem, junto (lógico!) com os melhores acertos do fotógrafo russo.

Poxa, se aquele carinha ali não tivesse se mexido, essa ficaria perfeita!
Na época das fotos, Sergei já não morava mais no interior da Rússia, tendo passado muitos anos em São Petesburgo estudando química. Aos 44 anos, ele retornou à sua região de Muron, onde realizou um documentário fotográfico sobre a vida na Rússia Imperial, pré-Revolução Bolchevique. É difícil precisar com certeza, mas todas as informações indicam que esse tenha sido o primeiro trabalho desse tipo a acontecer em território Russo.

Nessa postagem, vê alguns trabalhos selecionados de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii e sua revolucionária técnica de fotografia colorida. Todas as fotos pertencem à Biblioteca do Congresso americano.


Aqui, percebe-se nitidamente o movimento da água atrás.





Ops! Ela mexeu o braço! Rsrsrsr!
 

0 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

ShareThis