sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Mashup e a Arte

"Divine Intervention"  - Mash-up de "Police Quest: In Pursuit of the Death Angel" (1987)
e "A Última Ceia de Leonardo da Vinci"
A arte do mashup não precisa ficar confinada à música e ao vídeo. Tem muito copyright no mundo esperando para ser infringido. Como, por exemplo, essa engenhosa série de imagens que misturam obras de arte clássicas com vídeo games populares dos anos 80 e 90, tudo renderizado na estética 8 bits que todo mundo conhece e ama ( !!! ) e que pode ou não já estar enchendo o saco. Subvertendo a linha entre alta cultura e cultura pop, esses mashups criam cenários absurdos de “e se...” que mostram como seria um universo paralelo onde Indiana Jones acaba perdido no deserto de relógios derretidos do Salvador Dalí.

"How Appropriate. You Fight Like A Post-Impressionist." - Mash-up de "The Secret of Monkey Island "(1990)
e "O Terraço do Café na Place du Forum" (1888) de Vincent van Gogh.
As imagens desta postagem foram criadas pelo designer e ilustrador Aled Lewis para a exibição da expo SUPER iam8bit, aberta recentemente em Los Angeles e que apresenta mais de 100 artistas re-imaginando o mundos dos jogos de vídeo game dos anos 80.

"Just Another Sleazy Joint"  - Mash-up de "Leisure Suit Larry Goes Looking for Love" (in Several Wrong Places)(1988) e de "Falcões da Noite" de Edward Hopper

O MASHUP, pra quem ainda não conhece, é um novo termo muito usado na internet que é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites.

"Indiana Jones and the Persistence of Memory" - Mash-up de "Indiana Jones
and the Last Crusade"
 (1989) e "A Persistência da Memória" de Salvador Dalí
Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento da web possibilitando a qualquer pessoa combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras e nem sempre criativas.

Fonte: The Creators Project

1 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Giovana disse...

Caraca! Só entendo de escrever mesmo.

ShareThis