sábado, 3 de setembro de 2011

Os Doodles do Google

Eu particularmente adoro, e vc?

Um Doodle é um tipo de esboço de algum desenho realizado quando uma pessoa está distraída ou ocupada. Doodles são desenhos simples que podem ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas. Muitos exemplos podem ser encontrados em cadernos escolares, muitas vezes à margem, desenhados por alunos distraídos ou desinteressados durante uma aula.

Assim, o Google começou a brincar com o logotipo de sua página inical, fazendo doodles relacionados a a algum tema. Ao longo do tempo, os doodles, que são oferecidos para usuários do mundo inteiro, foram deixando a pesquisa mais divertida.

Quando os doodles foram criados, ninguém esperava que eles se tornariam tão populares ou tão abrangentes para a experiência de pesquisa com o Google. Hoje em dia, muitas pessoas aguardam ansiosamente o lançamento de cada novo doodle e alguns até os colecionam!

Em 1999, o conceito de doodle se originou quando Larry e Sergey, os fundadores do Google, brincaram com o logotipo corporativo para marcar a sua presença no festival Burning Man, no deserto de Nevada. Um desenho simples de uma pessoa foi colocado atrás da segunda letra “o” da palavra Google (acima). O logotipo modificado era uma forma bem-humorada de dizer aos usuários que os fundadores haviam “saído do escritório”. Ainda que o primeiro doodle tenha sido bastante simples, a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos importantes foi muito bem recebida por nossos usuários.

Um ano depois, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster, Dennis Hwang, que era um estagiário na época, para criar um doodle para o Dia da Queda da Bastilha. Felizes com o resultado, os fundadores nomearam Dennis doodler-chefe do Google. Assim, os doodles se tornaram um acontecimento regular na página inicial do Google. No início, os doodles celebravam os feriados mais conhecidos. Hoje em dia, os doodles marcam uma grande variedade de eventos e aniversários, das Olimpíadas à chegada da sonda Rover em Marte.


 
Com o passar do tempo, a demanda pelos doodles cresceu nos Estados Unidos e no resto do mundo. A criação dos doodles agora é responsabilidade de uma equipe de designers talentosos. Para esta equipe, criar os doodles se tornou um trabalho que, além de dar mais graça à página inicial do Google, alegra o dia de milhões de usuários do Google no mundo inteiro.

Selecionei aqui alguns doodles de artes visuais pra gente recordar e pra quem ainda não viu, poder curtir!

Saint Exupéry

Michelangelo

Leonardo da Vinci

Pablo Picasso

Cézanne

Frida Kahlo

Brancusi

Van Gogh

Tarsila do Amaral

Abaixo, selecionei um video com os melhores doodles produzidos até hoje.
Vale um play!



Fonte: Google - Doodle for Google e Fala Cultura

2 CLIQUE AQUI E COMENTE!:

Juliana Piesco disse...

Oi, Cintia!
Muito legal o post!
Só queria avisar que no final você cita a fonte como "Colherada Cultural" - mas o link na verdade é pro FalaCultura!

Beijos,
Ju

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Ju!
Nossa, é verdade! Vou corrigir essa falha agora!

Obrigada!!!!!
Cin
:)

ShareThis